Há algo de muito ruim acontecendo no futebol brasileiro. E se nada for feito, não vamos virar Espanha. Vamos virar algo bem pior do que isso.

Existe um movimento começando a ganhar força entre clubes da série A pela volta do mata-mata no final do Brasileirão. Explico: segundo alguns deles a diferença de dinheiro faz com que clubes medianos disputem 38 rodadas praticamente sem disputar nada.

Esse seria um problema desportivo. Mas aí vem o segundo problema que não virá a público mas que já é fato. Os times que não querem subir.

A perspectiva da série A é tão reduzida e o campeonato tão “caro” que existem diversos clubes já preferindo ficar na série B do que disputar a série A. É mais negócio. Tal qual é tendência o clube com dono.

Assim sendo, imagine você, o que será bom negócio pro dono do clube? Ficar numa série C formando e vendendo jogador ou subir pra A, ter que gastar o triplo pra ser competitivo e manchar sua imagem com um rebaixamento iminente?

Os 10 milhões que se pagam num elenco pra cair da série A você investe no sub 15/17 sem subir da B ou até da C e vende 3 garotos lucrando 20. Se subir pra A e cair, prejuizo e o investimento na base é recolocado no profissional como urgência.

Clubes grandes também olham pro Brasileirão na rodada 17 e contestam o sentido do restante da temporada. Fosse como antigamente onde 8 se classificavam, todos estariam sonhando. Hoje só 3 ou 4 times sonham, um é absoluto favorito e 3 já se sentem rebaixados antes de virar o turno.

Há um movimento. Um tanto quanto comodista, é verdade. Vide Flamengo que se organizou e fez do mar de lama um prospero clube em 6 anos.

Mas é fato que na medida em que clubes vão aceitando a gestão profissional com “donos”, competir se torna menos interessante do que lucrar.

Entendeu porque nos EUA há uma busca das LIGAS por equilíbrio e não por justiça desportiva? Porque o dinheiro está acima. Vários clubes já negociam suas vendas ou o controle do futebol terceirizado.

Nos ultimos 13 anos um clube fora do G12 chegou entre os 4 do Brasileirão. Nos ultimos 13 anos 12 clubes fora do G12 chegaram entre os 4 da Copa do Brasil. No que você foca? Óbvio. E qual o que você disputa 80% do tempo?

É uma matemática muito simples: Se você tem um clube e pode lucrar 30 milhões formando jogador na B ou brincar de subir pra não ter nenhuma chance lá, você quer ficar ou subir?

Enquanto clube de sócios e torcedores, sempre haverá busca por resultado. Na medida em que essa transição estiver sendo feita, o futebol brasileiro corre sério risco.

O equilíbrio não é justo. Mas é um negócio. O futebol tende a virar negócio. O equilíbrio tende a virar uma pauta.

RicaPerrone

Compartilhe!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: Access Token for ricaperrone is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.