Sujos?

A Ferrari é sempre a vilã na F-1. Por assumir o que faz e priorizar o time sem nenhuma cerimônia, leva o rótulo. No Brasil, ainda pior, afinal, são daqui os pobres coitados que aceitam a condição e por isso renovam contrato.

Massa foi dizer que “é difícil achar um piloto que aceite isso” no fim. E é mesmo, por isso está renovando ano após ano. Se fosse por desempenho jamais teria saido da Sauber, pois é um piloto comum de resultados mais comuns ainda.

Entrou na vaga de Barrichello, um coadjuvante amador, daqueles que passa a vida nessa condição chorando por não atingir o cargo de protagonista.

Mais corajoso, Massa se aceita. Não faz tipo, nào chora na tv por fazer o que aceitou quando assinou contrato.  Dos males, o menor. Mas não culpe a Ferrari por querer ganhar, culpe a F-1 por não ser mais um esporte.

Lá, sabemos, 80% das vagas são compradas e não merecidas. Nas equipes há prioridades comerciais que impedem muitas vezes que um piloto melhor tenha desempenho superior ao companheiro. Já vi oferta de emprego com x litros a mais no tanque para “impedir” que andasse na frente do companheiro, que era do país da equipe.

Convenhamos, isso deixou de ser esporte, é negócio. Disputado, divertido, mas não é um mundo onde se possa cobrar ética, bons modos e cavalheirismo.

A Ferrari foi coerente com sua história. Ela prioriza a vitória do time, dane-se os pilotos. Para isso é preciso ter sempre um piloto de pouco orgulho, como é o caso desde Irvine.

Tem 2 pilotos, um é um passageiro de luxo de um carro que todos sonham guiar. Porque então não comprometer a corrida dele para salvar a briga pelo título?

Funcionou.

E se cobram mais disputa e mais verdade na F-1, aí está. A verdade de quem quer a disputa doa a quem doer. E só.

Prefiro sempre uma atitude claramente deselegante do que a falsa elegancia de quem se passa pelo que não é.

Na F-1, ninguém é.

E a Ferrari só tem uma diferença pras outras: Não esconde sua real intenção naquele circo.

E como todo bom circo é preciso um palhaço. A Ferrari não pode ser culpada pela nacionalidade dele….

abs,
RicaPerrone

Comentários