Home » Futebol » Separando as coisas

Separando as coisas

Vamos separar as coisas direitinho, porque tem muito sãopaulino com dificuldade de interpretação de texto, e não me refiro ao meu blog, me refiro a maioria, onde todos os meus colegas tem reclamado de ataques coletivos organizados em virtude dos “não elogios” ao time.

Primeiro lugar, há de separar a analise do clube com a analise do jogo. Quando alguem fala que o SPFC jogou mal, ninguem está denegrindo a imagem do clube. Só está relatando algo simples: O time joga pra fazer 1×0, faz, e não joga bem.

Em seguida, uma coisa distorcida pela maioria: Quando se cobra futebol, nào se cobra espetaculo. Espetaculo é uma coisa, jogar bem é outra. O SPFC não dá espetaculo ha 4 anos, é fato. Mas, em alguns momentos, jogou bem. Nos ultimos 2 anos, não jogou bem.

Jogar bem: Ter a bola, criar chances de gol, dominar o adversario e ser agressivo.

Dar espetaculo: Dar olé, fazer lances de efeito, goleadas, etc.

Separem isso.

Aí dirão: Mas como é possível questionar um time que é tricampeão?

Primeiro que não existe só este campeonato. Alias, neste formato, só ele. Por isso, só nele, o SPFC vai bem ha 4 anos. Em todos os demais vai mal, muito mal.

Porque?

Porque num campeonato de pontos corridos nivelado por baixo, onde ninguem tem um super time, pesa pra cacete o fato de ter Reffis, um preparo fisico impecavel, salarios em dia e principalmente, a troca do time feita aos poucos.

Em nenhum mes de janeiro ou julho o SP trocou 4 titulares. Troca um, as vezes dois, e ja repoe imediatamente, normalmente até antes do cara sair.

Isso pesa num campeonato assim.

Pois sem jogar um grande futebol, o time pontua e chega. E isso não é merito do Muricy, do Gomes, de quem quer que seja. É do clube, e aí vai um elogio ao SPFC. Elogio este que a torcida ignora, pois já cansou de ouvir. O que não significa que ele não esteja sendo feito.

Você DEVe elogiar, como sempre faço, a organização do SPFC na busca pelos resultados. Mas não deve elogiar o futebol jogado, pois não é um bom futebol.

É competitivo? Sim, em pontos corridos é. Em qualquer outro torneio, não é. E isso está bem claro nos ultimos 4 anos. Disputou mais de 16 torneios e venceu 3. Os outros não apenas perdeu como se arrastou em campo. Tirando a Libertadores 2006, onde foi bem.

Porque não é?

Porque em torneios de mata-mata, ganha aquele que jogar mais bola, ou que usar um talento individual, ou que usar o conjunto, seja o que for. Mas não ganha o Reffis, não ganha o planejamento de longo prazo, não ganha apenas a estrutura. Isso é pra longo prazo, ou seja, pontos corridos de 38 rodadas.

Tanto é assim que o Oswaldo foi lider disparado com o SP, que nos anos seguintes o time sempre chegou bem, e que o Ricardo Gomes, que não é e nunca foi um grande treinador, tirou o time de décimo sexto pra lider. Ou seja, é o SPFC.

Aí vem o torcedor e diz: “Então voce prefere jogar bem do que ser campeão?”. E eu pergunto: Que diabos de relação existe entre jogar mal e ser campeão? Não existe um ou outro. Existe, na maioria dos casos, um E outro. Não o contrário.

A questão da arbitragem é logica e natural. Não acredito em complo nenhum. Acho sim que em 2008 o SPFC deu sorte com os juizes, mas o clube não tem nada com isso.

Em 2009, acho que está equilibrado. Mas, é fato que nos ultimos 2 jogos foi ajudado. Como foi prejudicado em outros. Simples assim. Sem teorias e viadagens adicionais.

Tá mais do que na hora de ficar claro que não existe um julgamento perfeito pra clube nenhum. O SPFC tem meritos e problemas, como todos os outros. Mas, ele esconde os problemas, coisa que os outros não conseguem fazer. Então, quando alguem aponta meia coisinha errada, acham que é complo.

Não tem nada disso.

Saibam separar o elogio ao clube SPFC e a critica ao futebol do SPFC.

Critica esta que é feita pro Palmeiras, pro Inter, pro Gremio e pra todos os times do país que não tem jogado futebol.

O SPFC é so um deles. E o mais em evidencia, pois é o unico que tem conseguido ganhar algo desta forma.

Fazendo com que, infelizmente, muitos o copiem.

Aí o tricolor fica puto porque todos os demais torcedores ficam criticando o SP e torcendo contra. Mas é claro que ficam! Quantas vezes voce ficou puto em ver um time jogar menos e ganhar? Muitas. E como o SPFC consegue isso ha 3 anos jogando um futebol feio que ninguem gosta de assistir, gera raiva natural nos rivais.

É a fórmula basica do futebol. Como enxergar só o proprio umbigo é a formula basica do torcedor.

abs,
RicaPerrone

Comentários