Home » Futebol » Respeito conquistado

Respeito conquistado

Ontem, conversando com diversos amigos tricolores, cansei de ouvir a mesma coisa. Quando falavamos no jogo de hoje, mesmo com o Grêmio meio “sem ter o que fazer”, todos eles citavam: “No Olimpico é foda”. E jantando, lembrando das raras vezes que vimos o Grêmio perder em casa, chegamos a conclusão que nenhum time do país coloca mais “medo” em casa do que o Grêmio.

Claro, existem derrotas. Naturalmente, como existem pra todos. Mas há um espirito guerreiro assustador naquele estádio que deixa os rivais com a sensação de zebra antes do jogo começar.

Imagine que o SPFC, atual tricampeão, lider com o Palmeiras, vai até lá encarar o Grêmio desmotivado. Nenhum dos tricolores que conversei apostaram que haveria uma vitoria hoje. Alguns até sugeriram uma bola parada e um pouco de sorte. Mas, todos eles citaram o Gremio como grande favorito.

Algo incomum, pois eu não estava conversando com jornalistas, especialistas e muito menos profissionais do futebol. Falava com torcedores, aqueles que acham que seu time pode ganhar sempre. E, curiosamente, no Olímpico esse discurso é sempre mais cauteloso.

Em 2007 já havia sido assim, quando o SPFC saiu do Morumbi com 1×0 magro. Todos sairam com sensação de “fodeu”. E fodeu mesmo.

Hoje, mesmo não concordando que seja algo quase inviavel, é natural que o Gremio seja favorito. Alias, o Gremio em casa é favorito com qualquer time do mundo. Como acontece com qualquer gigante do Brasil. Mas lá é diferente.

E é diferente até por cultura. O Gremio nunca precisou jogar bonito. Pelo contrário, sua torcida exige correria e empenho, só. Se der pra jogar bem, ótimo. Se não der, vale os pontos e a raça. E isso complica qualquer adversário, pois a torcida já se exalta com qualquer carrinho.

Todo mundo tem medo de ir ao Mineirão, Maracanã, Morumbi, etc. Mas, no Olímpico é impressionante. Nunca vi tamanho respeito por um time em casa no Brasil como o Grêmio, e não é de hoje.

Talvez a fama de copeiro, talvez a torcida, seja o que for. O Gremio no Olimpico se tornou sinonimo de problema.

E ainda há quem diga que torcida não ganha jogo… Se assim fosse, qualé a diferenca de jogar no Olimpico e no Morumbi? Óbvio que torcida faz diferença… Ainda mais a do Gremio, que é infernal.

Jogaço hoje! Gremio favorito, como sempre, mas… clássico é clássico e vice-versa, como diria Jardel. rs

abs,
RicaPerrone

Comentários