Home » Futebol » Clubes » Fluminense » Renato neles!

Renato neles!

Não, o Renato não é um estrategista. Mas, sejamos honestos… hoje no Brasil nem 15% dos treinadores são. A maioria, tudo boleiro. São filosofias, que dependendo do grupo, encaixam ou não. Renato tem um estilo marrento, mas coerente com o que ele sempre foi. Gosto disso.

Como treinador, se nunca vi dando nó tático, já vi posturas diante de jogadores que me chamaram atenção. No caso Thiago Neves, foi brilhante! Na Libertadores, o time jogou muito futebol e perdeu no detalhe e no apito. Não é genial, mas tem valor.

Se tem uma coisa que o Renato faz como ninguém é chegar pra jogador malandro, baladeiro, e dizer: “Filhão, malandro sou eu. Voce é amador. Quer a balada? Eu te levo e busco. Mas é assim assim e assim. Fechado?”.

E o cara faz. Porque mais malandro que o Renato foi, tô pra ver. Ele tem o respeito dos boleiros porque foi um baaaaaaita boleiro dentro do campo e um baaaaaaita malandrão fora. Então, fala a lingua dos caras. E os mais marrentos respeitam, porque enxergam no Renato um cara que curtiu a vida e ainda assim jogou e ganhou uma barbaridade.

Os mais santinhos talvez não gostem muito.

Mas, como sempre digo: Treinador tem estilo. E só da certo se o estilo dele encaixar no grupo que tem. O Flu não encaixou com o professor teoria, não encaixou com o educado e tático Renê, talvez acerte com o boleiro Renato.

Eu faria a contratação dele cegamente. E vou até alem: Hoje, no SPFC por exemplo, é um tipo Renato que precisa. Alguem que vai chegar num Hernanes e falar: “Quer sair ou quer jogar? Quer sair? Então nao joga mais e ponto final. ”

Tem hora que precisa parar de tratar jogador igual bebezinho de colo e tratar igual homem. E o Renato tem essa característica. Alem de ser sim um bom treinador.

Aguardemos. E eu, particularmente, torço muito pra que dê certo.

O futebol precisa de mais renatos e menos enlatados.

abs,
RicaPerrone

Comentários