Home » Futebol » Reformulação pra inglês ver

Reformulação pra inglês ver

Era tudo perfeito. Até ontem, o time que melhor contratava, a melhor base do mundo, a melhor comissão permanente, a melhor estrutura, a melhor diretoria, o melhor técnico, o melhor estádio e o melhor time.

Bastaram 2 anos sem títulos camuflando problemas para tudo isso se tornar uma porcaria. Hoje o SPFC demite sua super-comissão, tenta reeleição na canetada, está sem grana, jogará o torneio que desmereceu, não tem um timaço e o técnico não é um top de linha.

Aí cabe a pergunta que adoro fazer ao torcedor: Será que eles são tão ruins quanto aparenta agora ou eles não eram tão bons assim?

Claro que é natural do torcedor não enxergar nada quando o time ganha. Logo, de 2005 até o final de 2009, onde por 2 pontos o SPFC não foi tetracampeão nacional, ninguém viu nada de errado.

Corneteiros como eu ousavam apontar um probleminha ou outro. Mas de leve, porque é proibido falar de time que ganha.

Tanto é que Mustafa, Dualib, Eurico e Petraglia eram os comandantes nos anos dourados de seus respectivos. Será que os canecos não escondiam nada?

Porque a comissão técnica permanente do SPFC começou a ser questionada quando perdeu? Não era ela que dava suporte aos técnicos que lá estiveram? Ela não fazia do SPFC “diferente”?

O time que melhor contratava, pois tinha Milton Cruz – o gênio – agora é o que joga dinheiro pela janela com reforços.

E aí? O cara é Deus ou uma tragédia?

E a preparação física que agora usaram “agenda” da seleção pra mexer. Mentira. O Carlinhos está pra ser demitido ha meses no clube. Eles queriam argumento, acharam.

Eles acham que algumas pessoas estão “acomodadas” no clube. O que é um belíssimo argumento quando não se quer ver que você também está.

Afinal de contas, sejamos práticos, o Juvenal era ótimo, agora é questionável. O Leco, questionável, deve ser o candidato da situação.

Marco Aurélio, ídolo dos torcida, hoje não faz quase nada no clube.

Enfim, ficou claro agora que quando o time faz 1×0 no campo não significa que tudo no clube é perfeito e deve ser eternizado?

Está mais claro pra alguns o que eu queria dizer quando, campeão, colocava que as coisas não iam bem no caminho arrogante escolhido pelo clube para seguir vencendo?

Vai sair o preparador, o técnico, o meia, o lateral, o fisioterapeuta…. mas os caras que de fato mandam no clube ficarão. Se eternizando, como fizeram Dualib, Mustafa e Eurico. Como hoje faz Juvenal e sua turma.

Não são ruins. Mas não podem ser eternos.

Não são geniais, mas tendem a  acreditar que são.

O SPFC comete o mesmo erro de todo clube grande quando vive uma fase de glórias.  Aliás, talvez por isso todos eles vivam de trechos de sua história e não de uma continua liderança de status.

Eles ganham 5 titulos, vivem anos dourados, a torcida acha que os caras são salvadores da pátria. Eles deitam em cima da glória, fazem um monte de besteira, dá errado, culpam os contratados, insistem no erro e deixam o time esperando 10, 15 anos pra ter outra fase vitoriosa.

Porque será?

Adianta mudar tanto o que ontem era tido como “exemplo” e manter aquilo que qualquer pessoa normal saiba que não é exemplar, que é a diretoria de um clube brasileiro?

Seja ele qual for. O SPFC é só “mais um” deles. Apesar de ter feito sua torcida acreditar que torce pro Manchester…

Administrador sério nenhum larga sua vida pessoal e seus negócios para ficar num clube 24h por dia com pepino pra resolver a troco de nada. Isso é utopia.

Os que fazem, saem logo.  Os que reclamam e ficam são os que fazem “bom” uso. Ou pela fama, que pra muitos é mais que dinheiro, ou pelas portas abertas que o cargo dá.

Vamos reformular, Tricolor!

Que tal começando por cima?

abs,
RicaPerrone

Comentários