Ao lado de Airton, Maldonado, Fernando ou seja lá de quem for, Willians sempre foi um “segundo volante” pelo lado direito do Flamengo.  Ralf, que atuou com Elias, Jucilei e Paulinho, sempre foi o volante mais recuado, pelo lado esquerdo.

Talvez fique difícil do torcedor entender isso porque na cabeça da maioria “volante é volante” e ponto final. Na verdade não é bem assim, e mesmo que você prefira um ou outro, a disputa não é essa.

Claro que os cariocas estão bem mais acostumados com o Willians, como os paulistas só querem saber de Ralf. Mas na real são jogadores parecidos.

Os dois marcam forte, não são super craques com a bola nos pés, mas tem um preparo físico invejável, correm o tempo todo, cobrem laterais e se arriscam de vez em quando.

Willians mais a frente, Ralf mais atrás. Mas, não chega a ser aquela diferença de antigamente entre o “5” e o “8”.

A principal diferença está no lado do campo.  Mano perdeu Sandro, precisa de um volante mais fixo. Willians nunca foi este cara, Ralf sim.

Se você mandar eu escolher um deles, escolheria o Willians pelo tempo em alto nível.  Se eu fosse o Mano, escolheria o Ralf, pois com Lucas e Hernanes a posição de “volante adiantado pela direita”, parece mais complicada.

Pela minha linha de que só jogadores altamente diferenciados jogariam de amarelo, nenhum deles iria. Pela linha atual de convocação onde bastam 2 meses de bola pra alguém ser chamado, iriam e jogariam.

São dois bons jogadores, longe de serem craques, mas que neste caso não disputam posição.

Resumindo, alvi-negros felizes e rubro-negros chateados: Não, não é “um ou outro”.

abs,
RicaPerrone