FutebolGames

PES 16 x FIFA 16

Todo ano esse post é um dos mais lidos do blog. Querem que eu responda em uma linha algo complexo e injusto, mas vou tentar dessa vez.  Qual é melhor, o FIFA ou o PES 16?

O FIFA. Ele ainda é um jogo melhor, mais completo e mais real. O ponto é qual a sua intenção.  Se for diversão, o PES é mais legal. Se quiser um simulador de futebol com todos os seus detalhes que podem tornar sua experiencia até num jogo chato e sem gols, é o FIFA.

O trabalho dos bastidores foi feito com um baile do PES no FIFA. A Konami conseguiu atrair a atenção de todos os brasileiros conseguindo Libertadores, os brasileiros, exclusividade com os dois times mais populares da América do Sul.  Estádios, ambientes, tudo que nos coloca próximo do nosso dia a dia.

Testei os dois. E quando digo que testei não fiz o que a maioria dos apaixonados por um deles faz, que é jogar 2 partidas do outro jogo e dizer “que bosta”.  Eu joguei 40 partidas de PES, 15 do FIFA, que é o jogo que estou mais habituado a controles e tudo mais.

Acho o PES 15 um jogo fraco. O 16, um outro jogo.  A melhora é incrível, notável! O jogo parece ter sido refeito e deu muito certo. Em alguns aspectos chega a superar o FIFA. Mas na jogabilidade, que é o que realmente importa, ainda não empatou.

Times
Embora sem Corinthians e Flamengo e nem a Liga brasileira, os times do FIFA estão mais bem feitos. Eles não colocam times fictícios. E eu gosto disso. O PES, na questão de direitos de clubes e campeonatos, deitou e rolou no FIFA. Mas nem todos os times estão com os jogadores reais ainda.

Estádios
PES muito superior. Muito mais opções, diversos brasileiros, uma cultura mundial e não limitada a europa.

Gráficos
Acho os gráficos do PES mais bonitos a distância. Quando aproxima os do FIFA me agradam mais. Mas o ambiente de jogo, ou seja, aquela imagem campo/torcida/jogadores, me agrada mais a do PES.

Narração
Acho o Leifert e o Caio muito, mas muito mais originais pra um game do que a dupla do PES, que embora seja ótima, não acho jovem e que tenha a ver com um game.

Jogabilidade
O PES melhorou um absurdo! Mas a impressão que se tem é que o FIFA não tem restrições. Que pode acontecer absolutamente tudo que de fato poderia na vida real. O PES te dá uma sensação mais “video game”. Você sabe que vai cruzar, como será a reação e só não sabe exatamente pra que lado.  O FIFA ainda é consideravelmente melhor que o PES quando a bola rola.

Goleiros
Os do FIFA são bastante superiores. Bastante mesmo.

Novidades
O PES desmontou o FIFA nesse quesito. Chegou cheio de coisas legais, campeonatos, estádios, e o FIFA trouxe o futebol feminino.   Acho legal? Acho. Vou usar? Não.  Então, pra mim, o FIFA 16 é o 15 com algumas melhoras simples.  Como o jogo já era brilhante, não precisou muito mais pra se manter forte.

Conclusão
O FIFA 16 é um simulador de futebol difícil e que pode não ser divertido de tão bem feito. O PES é um jogo mais simples, que você pega mais fácil, que se diverte mais e que tem um lado “arcade” muito claro desde o apito do juiz.

O FIFA ainda é melhor. Mas se a diferença entre eles era brutal, hoje é bem menor. O PES melhorou consideravelmente, o FIFA se manteve bom.

A movimentação de bastidores do PES com Corinthians, Flamengo, Maracanã, estádios brasileiros e outras licenças é determinante pra que muita gente compre o game. Eu mesmo tenho os dois.  O FIFA precisa olhar pra cá ou vai perder esse mercado pro PES já já.

Mas ainda não.

abs,
RicaPerrone

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar