Home » Futebol » Clubes » Fluminense » “O que são 100 anos para o Fluminense?”

“O que são 100 anos para o Fluminense?”

No dia do SPFC x Fluminense, Libertadores 2008, no Maracanã, uma rápida conversa com Pedro Bial, tricolor fanático, definiu bem o que penso sobre times grandes no futebol.

Perguntei a ele sobre a importancia daquele jogo, se poderia ser o maior momento da historia do clube e, com aquele ar filosofo dele, respondeu: “Sim, pode ser. Mas… o que são 100 anos para o Fluminense?”. E isso, pra quem conhece a importancia de um clube grande, basta.

São dezenas de argumentos vazios para diminuir o que não tem tamanho. Faltam titulos, falta torcida no jogo, falta estrutura, falta o escambau. E dai?

Ah, mas já caiu, pode cair de novo, está em crise, etc… E dai?

Como diria o Bial, num momento de alta do clube e não justificando uma crise, “O que são 100 anos pro Fluminense?”.

Os últimos 20 anos do Atlético Mineiro, por exemplo, não diminuem em nada o que ele é. Idem pro Flu, pro Vasco, pro Inter, pra quem for. Os maiores clubes do país são quase centenários, em sua maioria.  Sabe quantos anos eles viverão? Mil? Dois mil? Dez mil?

O que são 100 anos pro Fluminense?

Como todo time gigante, basta uma organizadinha para chegar longe, vide 2008, onde por detalhes e erros do arbitro não levou a Libertadores tão sonhada por todos.

Basta uma pequena melhora e confiança para passar a jogar de igual pra igual com lideres, mesmo sendo lanterna. Isso é ser grande.

O Barueri, pra chegar a um titulo, precisa de um timaço, estrutura, sorte e um planejamento de 5 anos.

Um grande, pra chegar a um titulo, precisa de um treinador, salarios em dia (as vezes) e um time acertadinho.

Olha o Galo aí, olha o Flamengo, olha o Flu. Foi só dar uma ajeitadinha, longe do ideal administrativo sugerido, que lá estão no topo de novo.

É a tal grandeza que não se explica.

Ontem o Fluminense escreveu apenas mais um capitulo de sua historia grandiosa. Venceu um jogo épico, que pode ajuda-lo a sair da lama, ou apenas dar um suspiro antes de confirmar o esperado.

Caindo ou não, o que são 100 anos pro Fluminense?

Nem o mais fanático rubro-negro consegue diminuir o tamanho do rival, afinal de contas, se é não for gigante, como é capaz de fazer ao seu lado o maior clássico do mundo? Não tem como.

Grandes clubes caem, sobem, vivem crises, glórias, momentos dificeis e momentos de alta. Sobem e descem sem muita explicação. Mas jamais deixam de ser o que são.

O momento de alta do Flu foi quando só existia o carioca. E dai? Se tivesse brasileiro poderia ter uns 8. Mas não tinha. Isso não diminui sua grandeza. Assim como Santos e Botafogo não são menos que os outros por terem conquistados seus maiores titulos antes de existir Brasileirão e neura por Libertadores.

São fases, e a atual fase do SPFC, por exemplo, amanhã passa. E se não passar amanhã, passa daqui 30 anos. Não vai diminuir por isso.

O que são 100 anos pro Fluminense?

Aconteça o que acontecer nas últimas rodadas, não muda nada.

São apenas 100 anos para uma história sem fim. Dele e de todos os gigantes do futebol.

Que fique na série A, assim como o Botafogo. Pois quem perde com a queda de um grande é o campeonato, o rival e não apenas o rebaixado.

abs,
RicaPerrone

Comentários