Não, o Grêmio não acabou nem entrará em crise. Mas há uma lição há mais de 100 anos no futebol brasileiro que muitos teimam em não aprender: vivemos em ciclos.

Não há um Real, um Barça e um monte de saco de pancadas. E por isso nossos grandes times duram alguns anos, passam, demoramos um tempo pra encontrar outro e retomamos o ciclo ou conquistamos alguns títulos isolados até um novo grande ciclo.

O Grêmio tem, pra mim, o melhor trabalho de administração do Brasil. Compra pouco, vende bem, repõe em casa, conquista títulos, prioriza os campeonatos identificados com sua torcida e lucra.

Mas o time campeão tem pilares. O Grêmio perdeu o goleiro, não conseguiu repor.  Seu capitão faz aniversário todo ano e vai caindo de rendimento naturalmente. Não há crítica nisso. É natural o fim do Douglas, do Leo Moura, do Geromel, do Maicon. Jogador faz aniversário.

Você repõe imediatamente o Pedro Rocha. Troca um centroavante, perde um Arthur e tem o Matheus ali pra entrar.

Mas você não pode brigar contra o natural fim do ciclo de um grupo. Léo, Geromel, Maicon, Tardelli e Cortez tem, todos, mais de 32 anos.

O auge deste time já aconteceu e a entrega do protagonismo pode ter sido exatamente nesta quarta-feira em mãos.

Erros? Aconteceram. Dava pra ter tido um ano ainda mais competitivo com algumas escolhas mais bem feitas especialmente no gol e na camisa 9. Mas não dá pra condenar um time que joga em 3 anos 3 semifinais de Libertadores.

Acho que esse ciclo acabou. Se o Grêmio vai demorar 1 ano ou 15 pra fazer outro grande time e repetir a sequência de vários anos jogando em alto nível e sendo competitivo de novo, só o tempo dirá.

A goleada é como o “7×1”.  Uma toalha jogada no ringue após o terceiro gol, uma consequência mista do “perdido por um, perdido por mil” com o balde de água fria que é saber, durante o jogo, que já acabou.

Não muda a avaliação do trabalho. E se mudar, é mero despeito. São 3 anos do melhor futebol do Brasil, conquistas e a dignidade de ter sido massacrado no Maracanã sem dar um pontapé.

Time grande também perde. E tem que ser grande até nessa hora.

Domingo tem jogo. A vida sempre continua.

RicaPerrone

Compartilhe!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: Access Token for ricaperrone is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.