Quando um time joga bem? O que é jogar bem? Qual a diferença entre bem e bonito? Sem o tatiquês midiático que dificulta o entendimento é difícil resumir. Mas tentarei.

Os números do jogo mostram o que? Muita coisa. Não mostram o resultado no placar, mas o que aconteceu em campo eles ajudam a mostrar sim.

Eu costumo dizer que dá pra resumir a 3 dados pra saber se o time jogou bem ou quem jogou melhor. Posse, chances criadas e chances do adversário.

Você tem por objetivo fazer gols e portanto criar chances. E para vencer, evitar que o adversário crie chances contra você. A posse de bola indica controle. Só que não se usa “chances de gol criadas” e sim finalizações. Isso quebra o valor estatístico do jogo.

Posse de bola:

Sem a bola você quer retoma-la. Com ela não quer perde-la. Logo, ter a bola é um indicativo de sucesso. Não determinante, mas indica sucesso na primeira coisa que você faz num campo. Procurar a bola pra você. Com ela, no mínimo, o ritmo você dita.

Finalizações: 

Não determina, porque chute do meio da rua é finalização. Um lance pode ter 3 rebotes e somar 4 finalizações. Mas ajuda a entender. Um time com 20 finalizações e posse de bola dificilmente jogou muito mal. Dos três objetivos ele atingiu dois.

Finalizações contra:

Essa estatística poucos olham mas é o que tem pra se avaliar a parte defensiva. Não ser muito ameaçado.

Portanto, se um time tiver mais posse, tiver criado algumas chances de gol e sofrido consideravelmente menos oportunidades de gol, jogou no mínimo melhor que o adversário. Bem ou mal, depende do nível técnico do jogo.

Os objetivos do jogo são simples. A gente é que complica. E a maior complicação que tem é usar o placar do jogo para analisar desempenho.  O 7×1 tem números melhores pro Brasil do que pra Alemanha. O que isso significa? Que há circunstancias.

Com 3×0, a posse tende a ser do rival. Mas já está 3×0.  Logo, a melhor estatística é tida quando o jogo está empatado. Após a vantagem pra um dos lados muda o panorama do jogo e algumas estatísticas perdem valor.

Mas num jogo normal, ao final de 90 minutos disputados com alguma igualdade, posse de bola, chances a favor e contra podem determinar o que chamamos de jogar bem ou mal. Ou, na pior das hipóteses, jogar “melhor” ou “pior” que o adversário.

RicaPerrone

Compartilhe!