FeaturedSem bola

Influenciador não é profissão

Porque a "classe" da qual faço parte ficou ofendida?

Formador de opinião, famoso, influenciador.  Esses três termos tem em comum algo que deveria ser básico a quem os ostenta, mas pelo jeito não é.

Esses termos representam o STATUS atingido pelo pessoa, não o trabalho dela.  Você não trabalha de famoso. Você fica famoso. Você não trabalha formando opiniões. Você as forma por ter um trabalho midiático. Você não influencia pessoas por profissão. Você faz algo admirável e por isso passa a influenciá-las.

Meio básico. Mas pela reação de alguns perfis e sites de fofoca, parece que alguns não compreendem. O que justifica se acharem “influenciadores” como profissão.

Influencia, meus caros, é uma condição atingida. Não há a profissão de influenciador.  Eu sou influenciador. E não porque escolhi, mas porque o que faço gera gente me acompanhando e no meu caso eu formo opinião pelo que escrevo e falo.

No de outras pessoas, viram tendências de roupas. Em alguns casos de alimentação. Em outros só da vida fútil mesmo de mostrar algo irreal numa rede social para que pessoas invejosas adorem um ser que na verdade não existe.

Funciona. Influencia. É pequeno, triste, opaco. Mas ainda assim, não é uma profissão. É uma condição. Status. Uma consequência.

O que se faz para não entrou em pauta. Embora seja simples, o fato do que eu disse se tornar motivo de debate já mostra a limitação intelectual de alguns dos tais “influenciadores”. Ou até de quem os gerencia, que por sinal é ainda mais grave.

Enfim. Estando em pauta em sites que tem por motivação falar da vida alheia, discutir a roupa da atriz famosa ou o novo corte de cabelo de fulano, já explica muito da reação.

Em um país onde milhões acordam discutindo o BBB enquanto um deputado tem uma hidromassagem no gabinete, não é de se assustar que os “influenciadores” se ofendam com a constatação de que muitos deles não tem qualquer profissão que não seja “buscar fama para gerar engajamento”. No português claro, “influencia”.

RicaPerrone

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar