Home » + Chamada » “Fudeu!”

“Fudeu!”

Eu sou como você, embora meu trabalho mude minha percepção das coisas e o tempo tenha me tirado algumas paixões, eu vivo os mesmos últimos 40 anos que você e sei quem somos, como reagimos e a relação que temos entre time e torcida.

Pela primeira vez na história, “fudeu”.

Nas outras, arrumamos “crise” porque éramos quinto. Décimo talvez.  Ou porque não fomos as quartas da Libertadores.  Coisa de rico, acha que tá na merda quando não pode ir a Dubai. Não sabe o que é ser pobre.

Se existe um torcedor neste país que não tem idéia do que é sofrimento é o tricolor. Ou melhor, sem cerimonias, somos nós.

Nas vezes em que piorou, tínhamos estrutura, time e condições de sair sem esforço. Nunca o São Paulo PRECISOU da sua torcida. Calma, rebeldinho! Eu não disse que ela nunca ajudou. Eu disse que ele nunca PRECISOU. É diferente.

Vivemos uma vida de esperar as finais e lá estávamos. E mesmo quando ameaçados, era pouco tempo e logo saíamos. Sabíamos que sairíamos.

Hoje não somos mais a referência em estrutura, nossa política não é mais um exemplo e nossa gestão não passa perto de ser referência. Pior: nosso time não é um grande time.

Tem um problema que não sabemos lidar: Elefante na lama afunda. Mosquito voa. Pequenos animais dão seu jeito. Porque o mesmo peso que te coloca como temido te empurra pra baixo.

O São Paulo não sabe lidar com esse cenário. É tudo novo, e embora tenhamos a “queda” do Paulistão na década de 90 pra um grupo inferior que não era uma divisão, mas era sim uma “queda” de patamar, nós não estávamos lá. E esse time que saiu do “grupo B” do Paulista pro Japão jogou muitas vezes pra mil pessoas no Morumbi.

O São Paulo vai voltar ao seu normal. Não tenha qualquer dúvida quanto a isso.

A única decisão a ser tomada agora é se esperamos ele voltar ou se não deixamos ele nem partir.

Nunca fomos uma torcida de massa (povão), participativa, engajada e não tenho qualquer problema com isso. Cada time tem suas características e não passa pela minha cabeça que um torcedor vá entender isso. Mas cabe a mim que passei os últimos 20 anos conhecendo todas as torcidas dizer.

Mas e aí? “Fudeu”.

Vai ser xingando no twitter, procurando culpados ou na alegria e na tristeza até que a morte nos separe?  Tem dia que tu protesta, tem dia que tu pega pela mão e leva.

Acho que o protesto não está mais funcionando…

abs,
RicaPerrone

Comentários