Eu teria que ir longe demais pra explicar tudo que eu queria sobre o que está acontecendo com o Flamengo. Mas tentarei resumir em um breve texto, embora os assuntos que levem a conclusão sejam complexos. Eu “estudo” redes sociais em outros trabalhos paralelos meus há um tempo. E o Flamengo tem me dado material farto para conclusões.

  • Nova mídia esportiva
  • Redes sociais
  • Exclusão do pobre no futebol

Basicamente esses três fatores levam o Flamengo a ser hoje o time mais insuportavelmente pressionado do Brasil. Sua torcida mudou do suburbio pra Barra, levou família, trocou a tv pelo netflix e passou a acreditar que as redes sociais são de fato a verdade.

Ou seja, estão dentro do mundo atual. Só que há perigos no futebol que fora não se nota tão cedo.

As redes sociais propagam mentiras sobre as pessoas. Somos nelas quem gostaríamos de ser e não o que de fato somos. Ali se expõe sobretudo insatisfação. E portanto, falando de futebol, as críticas serão sempre muito mais colocadas do que elogios. Qualquer problema na rede social ganha uma dimensão maior e mentirosa.

Exemplo: Os programas que você acha que o mundo está assistindo porque na rede social são disparados os mais populares estão dando 3 pontos de ibope. Isso é um indicativo básico, gigantesco e didático de como o mundo virtual ainda não reflete o real.

São classes sociais. O Flamengo escolheu através de equívocos que sua torcida “de favela” não interessava mais. Subiu os preços, bancou a decisão, acostumou o torcedor a pagar caro em troca de um time caro e hoje tem em sua torcida presente um perfil completamente diferente do que tradicionalmente acontecia.

Esses caras estão todos na rede social. Esses caras são exigentes, pagam caro, reclamam de tudo. E então vem o terceiro fator.

A mídia que um dia foi a voz opinativa que induzia o torcedor a uma opinião hoje está em transição. O torcedor se sente mais identificado com torcedores do que com jornalistas, e é natural que assim seja. Desde então surgiram os torcedores profissionais, conhecidos como influenciadores.

Bacana. Mas, tem um reflexo.

Quando você forma sua opinião na frieza de um comentarista você está distante do que de fato sente e por isso estão rejeitando cada vez mais esse formato. Mas quando formam de torcedor pra torcedor, triplicam a cobrança e o sentimento de urgência.

Absolutamente NENHUMA  pessoa não flamenguista doente diria que a situação é crítica como parece. Aos rubro-negros, especialmente na rede social, é o caos na terra. O clube paga em dia, tem time, vai bem nos 3 torneios que disputa e ainda assim o ambiente é de crise.

Ainda que caibam as cobranças, elas são reflexo de um nicho. O que antes era uma opinião formada por diversas frentes hoje é formada de apaixonado por apaixonado, dentro de um circulo de fanáticos que vão amplificando coisas desnecessárias por viverem Flamengo 24h por dia.

Na cabeça deles não há 4 volantes no Brasil. Só o Cuellar. E é natural, porque se colhiam opinião antigamente de onde todos eram tema, hoje colhem virtualmente onde só se fala em Flamengo. Então ignora-se os rivais, as dificuldade, o sendo de realidade as vezes.

O caos está feito. O Flamengo consegue viver dias turbulentos onde há alguns anos viveria em paz absoluta e otimismo. Porque?

Porque o torcedor mudou, quem forma a opinião dele mudou e o ciclo desse torcedor de classe A e B se fechou em torno de um assunto único que lhe impede de olhar pra fora.

Não precisa de crise, não precisa desse turbilhão a cada declaração, nem de tanto envolvimento político de torcida. Torcedor quando deixa de se preocupar com a bola e passa a discutir decisões administrativas com intimidade está perdendo a alegria de torcer pra criar a obrigação de cuidar.

Isso é nocivo para a paixão.

Flamengo é uma paixão. A paixão gera exageros, mas se você se não tiver por perto alguém pra ponderar e só pra inflama-la você fica mais perto de ser o maluco que mata por ciúmes do que o cara que sofre por amor.

RicaPerrone

Compartilhe!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: Access Token for ricaperrone is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.