Home » Futebol » Falta “o cara”

Falta “o cara”

Passei a vida assistindo jogos do Brasil e ouvindo: “Dá no Zico!”, “Dá no Romário!”, “Dá no Ronaldo!”.  “Dá nele que ele resolve!”.

E era verdade. Você passa a bola pra quem tem personalidade além do talento e ele desc0mplica o complicado.  Há algum tempo temos muito talento e nenhum cara que consiga pedir a bola num jogo difícil. Algo que não tem como controlar.

Você treina falta, chute, parte física, o que for! Mas liderança é do cara. Não tem treino, não tem remédio, nada. Ou ele é um líder, ou não é. Ou aguenta pedir a bola quando a coisa fica preta, ou se esconde.

Os atuais jogares brasileiros não são “pipoqueiros”. Longe disso.

Mas não tem aquela personalidade que nós acostumamos a ver em craques do passado.

A camisa 9 foi do Careca pro Romário, do Romário pro Ronaldo e está no varal desde então. (Eu sei que o Romário era 11, tô falando da POSIÇÃO).

Aparece um aqui, outro ali, mas absolutamente nada que se compare ao que tinhamos com estes três.

A dez então nem se fala. Temos a genialidade do Ronaldinho, a praticidade do Kaka, mas a personalidade pra vestir aquela camisa simplesmente não existe.

Procuro em arquivos um jogo complicado, perdendo, onde Kaká ou Ronaldinho tenham levantado a mão e pedido: “Joga em mim!”. Não vai achar. Nem perca seu tempo.

São ótimos jogadores, mas não nasceram pra ser “o cara” na seleção.

E isso, que sempre isentei o Dunga de culpa, mantenho com Mano.

Ele não pode inventar um líder. Ele tem um time de “garotos atrevidos”, bons de bola, e só.

Não existe um líder que resolva na técnica nesta geração. Se o time está mal, eles somem. Isso, aliás, é característica do futebol mundial. Os lideres viraram garoto propaganda e não mais craques pra resolver jogo.

Você pode pensar ai: “E o Ganso!?”

Calma lá ne? Eu não vou achar que o Ganso está pronto pra ser 0 10 da seleção porque ele teve personalidade contra o Santo André na final do Paulista, né? Calma. Pode ser que esteja, torço pra isso, mas não dá pra CONTAR com isso.

Não falta técnica ao time brasileiro. Falta jogador com a barba mal feita, porém, que saiba ser Zidane, Zico, Romário.

E isso não tem CT que crie. Vai da “sorte” da safra.

abs,
RicaPerrone

Comentários