Certo dia eu almoçava com um dirigente de um grande clube em profunda crise, mas com bons resultados nos últimos 5 jogos. Era sábado, véspera de jogo.

Até que ele me disse: “tomara que amanhã a gente tropece”.

Caiu o garfo. Olhei pra ele assustado, falei “tá maluco? Torcendo contra?”.

E eis que a resposta me deu mais uma lição do futebol que passa longe das análises jornalísticas e mais ainda das delirantes projeções de torcedor.

– Rica, a gente tem um time de merda. Não pagamos há 2 meses. Estarmos em décimo segundo é maravilhoso, nossa briga é pra não cair. Se ganha amanhã a gente vai pra nono. Ficamos a 3 pontos da zona de Libertadores.  A briga na cabeça do torcedor e da mídia vira outra. Nas primeiras derrotas que virão – e virão porque o time é ruim – a crise vem junto e fica insustentável.

Ou seja. Aquele time podia estar ali feliz por não estar no Z4. Quando olhou pra cima, virou crise. Basicamente o cenário se desenha dependendo de pra onde você olha. E tem todo sentido. Não perder domingo, mas o raciocinio.

Se o Fluminense hoje fica fora do Z4 é ótimo. Se ele fica em nono, é “fracasso” de Libertadores. Veja você como o futebol não é simples como parece.

O Botafogo enganou o torcedor e a mídia toda com resultados incompatíveis com o que tem em mãos. O time é pra brigar em décimo sexto. Brigou em sexto.

Agora perde, tem uma queda de rendimento, e nada presta, treinador é ruim, crise, pressão. Ou seja, crise gerada pelo próprio desempenho incomum acima do que de fato podia.

O futebol é mesmo um negócio a parte de toda a lógica do mundo. E o Botafogo agora tem um processo: esquecer o G6 e acordar pro Z4, que é de fato o que ele deve disputar com tal elenco e condição financeira.

Esse intervalo entre a “crise” por não estar lá em cima e o entendimento do quanto é importante não estar lá em baixo pode ser o ponto decisivo pra um fracasso ainda maior.

Fique puto por não ter mais briga lá em cima ou agradeça por ter se mantido fora da briga de rebaixamento até a rodada 22. Eu agradeceria. Minha amnésia seletiva não permite que eu esqueça as expectativas realistas pré-campeonato.

RicaPerrone

Compartilhe!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: Access Token for ricaperrone is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.