Meu pai tem perto dos 70. Eu, 40. Nossa vida e relação sempre foi muito baseada no futebol. Ontem quando acabou o jogo o São Paulo foi a final e ele me telefonou pra comemorar. Moro no Rio, ele em São Paulo. Caso contrário estaríamos juntos vendo a partida, é claro.

Eufóricos comemoramos a vaga. Comentamos a defesa, o Cuca, enfim, as coisas do jogo. Ele sabe que no domingo que vem não poderei ver o jogo, estarei viajando. Mas no outro, na grande final, eu estarei em São Paulo. E então avisei entusiasmado:

– Pai! No dia da final é páscoa! Eu vou estar ai! Vamos na final!

Ele se empolgou. Começamos a planejar mais uma decisão num estádio, talvez a gente nunca tenha deixado de ir em uma desde 1978. Toda vez que nosso time decidiu um campeonato a gente esteve lá.

E logo enquanto planejávamos a ida me caiu a ficha.

– Pai, esquece…. Não pode. É torcida única.
– Como assim? Pode sim.
– Nao pode, pai. A gente nem ia poder comemorar.

Aquele silêncio.

Então tá. A gente combina durante semana, de repente vemos o jogo juntos em SP após o almoço. Sei lá.

Mas em 40 anos é a primeira vez que eu e meu pai “não podemos” ir a uma final.

Pagamos cativa, pagamos o clube, frequentamos ativamente desde que me conheço por gente. Mas nessa decisão eu não posso ir. E talvez se o meu time levar mais 10 ou 15 anos pra voltar a uma decisão eu nunca mais possa ir com ele a uma final.

Porque? Porque o estado tem medo de um bando de menos de 50 marginais organizados, uniformizados e com sede e cnpj que impede que pessoas como eu e meu pai estejamos no estádio do rival.

Já que 1% é imbecil, a gente pune os 99%.  É mais fácil, mais covarde. E assim morre o futebol, que no fundo é só um pretexto. Em casa na tv o abraço será diferente. Mas pra quem fala de futebol nada disso importa. Importa o 442, a política da CBF, com quem transou o Neymar….

RicaPerrone

Compartilhe!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: Access Token for ricaperrone is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.