Home » Futebol » Campeonatos » Copa do Mundo » Enfim, as oitavas

Enfim, as oitavas

Das 16 seleções classificadas para as oitavas de final da Copa, nenhuma encantou. Destas, 8 não tem camisa forte.  A Copa 2010 segue a linha da 2006 e da tendência mundial do futebol: Jogue pouco, mas se defenda bem. O que importa é resutado, então… vamos a eles.

Ninguém fez absolutamente nada demais até aqui. Isso inclui o Brasil e também os queridinhos da mídia, que jogaram menos do que esperavam e não enfrentaram ninguem. Ao contrário do Brasil, diga-se.

Uruguai e Coréia fazem a primeira partida. O time sulamericano é raçudo e quase só. A Coréia corre, corre, corre e mais nada. Dois times limitados, com a diferença que um deles tem muito do que é preciso hoje: Defesa. Logo, favoritismo pro Uruguai, até pela camisa que carrega.

EUA x Gana fazem o segundo jogo. Ali, sem favoritos. Tão surpreendente quanto a campanha raçuda dos EUA pode ser o desempenho de um africano. Portanto, o que vier dali não surpreende.

Holanda x Eslováquia é um jogo meio óbvio. O problema é que a Holanda nunca foi óbvia. Está ha um seculo sem perder, joga bem, porem, menos do que esperavam. Volta o Robben, que pode e deve fazer diferença. Favoritissima.

Brasil e Chile formam um “classico” sulamericano. Jogo que poderia e pode ser dificil pela boa fase do time chileno, mas que ficou meio capenga pro nosso lado com as suspensões deles. Deve dar Brasil.

Argentina e México fazem o jogo do “me engana que eu gosto”. Os mexicanos ameaçaram grande Copa, até agora é só promessa. Os argentinos acharam 1×0 no primeiro jogo, jogaram bons 15 minutos finais no segundo e nem jogaram no terceiro. Ate agora, dois times que “enganam” e “prometem”, mas que nao fizeram tudo que dizem por ai. Argentina favorita, pela camisa.

Alemanha e Inglaterra é sacanagem. Nao tem favorito. A Inglaterra tem, no papel, mais time. Mas no campo, os dois jogaram bem e mal, oscilando entre as rodadas e durante os jogos. Sem apostas.

Paraguai x Japão deve ser o menos interessante dos jogos. Náo me animo com o meio-tempo brilhante do Japao, menos ainda com o empate paraguaio contra a Itália. Os dois jogam pouco.

Espanha x Portugal é onde cai um dos mitos Fifa Soccer. Cristiano Ronaldo ou Espanha? Até agora, ambos vivem de fama na Copa. Nenhum deles fez metade do que esperavam. Espanha favorita, tem mais time. Mas…. é a mestre das pipocas.

Enfim, caros amigos, a coisa é simples. A Copa é  nivelada por baixo, uma repetição de 2006, que se repetira sempre na medida em que cobramos meramente o resultado. O Brasil e apenas um fruto do que pregamos ser ideal por aqui, e de que reclamamos na selecao. Incoerentes, como sempre somos com futebol.

Ninguem fez nada. E nao se empolguem com a Argentina, pois nao pegou ninguem. Nao se animem com a Espanha, que ate achar um gol e ter o chileno expulso, jogava menos. Nem com Japao e EUA, que nao tem camisa pra tanto.

Empolguem-se com os resultados, pois é o que o futebol atual tem a oferecer. Colham o que plantamos.

A pior Copa de todos os tempos está desenhada. Será que alguem salva?

abs,
RicaPerrone

Comentários