Home » Futebol » Clubes » Flamengo » É mentira

É mentira

Não me diga ser novidade a chegada de um treinador mudar o ambiente e a confiança de um grupo. O Flamengo acaba de repetir o roteiro mais velho da história do futebol.  Perde, joga mal. Troca o técnico, todo mundo corre, reservas viram titulares, a confiança muda, a bola entra, surgem pontos, expectativa e, depois, os problemas voltam.

Simples, não tem mágica. O Dorival é bom, pode até ser o “novo Tele”, mas não vai ensinar o Negueba a levantar a cabeça, retomar a boa fase do Ibson, ensinar zagueiro a se posicionar, mostrar pra lateral como cobre em 2 ou 3 semanas.

O sistema de jogo do Flamengo adotado pelo treinador é DEFENSIVO, não o contrário.  A idéia de que “ele meteu 3 atacantes” é mero oba-oba.  Dorival prendeu laterais adversários pra evitar bola aérea, só isso.

Fala pra mim? O que tem de “ofensivo” em 3 caras na frente sem nenhum apoio, ninguém que os alimente e plantados abertos?

Simples! Tomas e Negueba são “olha as costas, lateral!”. E assim, o Flamengo é menos agredido pelos flancos.

Pra onde vai o jogo? Pro meio. E lá, 3 volantes.

Não tem Xavi e Iniesta, não delira. São 2 volantes que marcam e um terceiro em má fase que ajuda no apoio. Nenhum meia, liberdade pra laterais num time que agora já tem força ofensiva lateral.

A formação tática do Dorival é comum, cheia de grife, “joga como os europeus”, mas é mentirosa.

O Flamengo melhorou taticamente porque qualquer coisa será melhor que o Joel e sua prancheta.  Mas não passa pela cabeça de quem conhece do assunto que em meia duzia de treinos o Dorival tenha dado padrão ou achado uma formação que faça do Fla um time competitivo.

Aí você pergunta, cheio de razão: “Tá bom, Perrone! E você faria o que com esse elenco?”.

Eu digo “procê”, rapaz.

Tomas e Ibson APOIANDO no meio, Adryan, armador, armando. Liedson e Love na frente, pois é essa a posição deles. Porque improvisar Ibson de meia, Tomas de atacante se posso ter 11 em campo nas suas devidas funções?

Olha os 2 times, me diz você, se treinador rival fosse, qual te daria mais medo?

É um time pra 2013? Então prepare-o pra ganhar.  O time “pra parar de perder”  já funcionou, mas já deu.

Abs,
RicaPerrone 

Comentários