Home » Futebol » Clubes » Corinthians » Dúvidas crueis

Dúvidas crueis

leftO fim do campeonato sempre gera dúvidas. Tem torcedor e jornalista de todo tipo, inclusive dos que enxergam complos em qualquer situação. A estes, nem adianta argumentar. Aos que apenas tem questões, vale a pena ampliar o debate.

Perguntei para algumas pessoas do esporte (advogados) como funciona a questão do mando de campo em caso de invasão. E a explicação é bem razoável, apesar de eu não ter a imagem de cada uma delas pra saber se aplicam.

Porque o SPFC, por exemplo, foi punido e o Flamengo não?

O que me foi dito é o seguinte: Nos ultimos anos não existe uma regra simples e clara. Portanto, diversos times foram punidos, outros não. O SPFC ja foi absolvido e punido, o Flamengo idem.

Mas, a questão segue: Porque não um criterio?

Simples.

A invasão de campo não tem a ver com atirar coisas no campo. No caso da invasão a lei não diz nada especifico, o que torna interpretativo. Sendo assim, o julgamente é normlamente feito em cima do clube dar condições de segurança ao espetaculo que proporciona.

Por isso existe uma diferença, que repito, não sei se é o caso nesta discussão atual.

Se um torcedor invade o campo com o jogo em andamento e consegue andar e correr o campo todo, parar o jogo, etc, é considerado que o time não tinha cuidados suficientes para evitar isso e garantir a segurança dos atletas. Se ele entra e é detido rapidamente, sem que chegue até os jogadores e nem faça muita festa, eles caracterizam que havia sim um esquema bom para prender esse tipo de babaca.

No SP x Inter, sendo assim a explicação, o cara entrou e atravessou o campo. Não sei como foram as 6 punições de 2008, nem me lembro desse cara que invadiu no Maracanã. Mas, dizem, este torcedor do Maracanã não pulou nada. Ele invadiu pelo gramado, entrando pelo sistema de imprensa, o que caracteriza uma falha de quem organiza a entrada credenciada dos jornalistas, não do clube.

Então, temos que apurar ai o que é fato ou não. Mas basicamente a versão que ouvi do porque existem critérios diferentes foi essa.

Mando de campo do Corinthians

Isso é mais simples ainda. O Pacaembu e o Palestra ficam a 2 km e usam a mesma linha do metro pra chegar até eles. Ou seja, não existe a menor condição de não dar merda. Quem mandou mudar o jogo foi a PM, não a CBF. E ai é uma dose de estupidez razoavelmente grande achar que a PM de SP faz parte de um esquema da CBF pra ajudar clube de futebol.

Ate porque, muito covarde, vai ter nego dizendo assim no fim do jogo, caso fosse mantido e desse merda: “Onde ja se viu? Com a policia permite esse jogo do lado do Palestra??”.

E se isso gera algum beneficio ao Flamengo, é bom lembrar que o SP decidiu o Brasileiro em 2008 em campo neutro porque deu briga no estádio do Goias. Assim como durante este Brasileirão o Santo Andre deu ao SP o “mando”  de campo quando levou o jogo pro interior.

Ou seja, muito chororo por nada. O jogo não foi pro Maracanã, so mudou pra 80 km do lado da capital. Mais nada.

Profissionais da bola

Na medida em que jornalistas, jogadores e dirigentes insinuam coisas no microfone, eles acabam com a credibilidade do campeonato que podem ganhar. Logo, se perderem, tem motivo. Se ganharem, não aceitam o asterisco. Então, caros jogadores e dirigentes envolvidos na briga pelo titulo, fechem a matraquinha. Voces falam demais e jogam de menos.

abs,
RicaPerrone

Comentários