Home » Futebol » Clubes » Atlético MG » Desenhei!

Desenhei!

Entendo a dificuldade de algumas pessoas com a planejada. Não justifica 1% da reação de alguns, mas… vamos lá. A quem interessar possa.

Vamos usar a do Cruzeiro, que gerou muito surtinho em BH.

O que ela diz pra você? Jura que parece ser o que EU, Rica, ACHO que vai acontecer?

Errou. Feio.

Ela simula uma forma de você atingir os 73 pontos de um possível campeão sem ter que vencer jogos absurdos. Ou seja, ela planeja uma forma de buscar os 73 pontos de forma mais provável.

No primeiro turno ela indicava que o Cruzeiro teria “problemas” com Atlético PR lá, Botafogo lá, SP lá, Galo, Flu lá e Grêmio fora.

Em 4 dos 7 jogos onde a vitória não era “prevista”, aconteceu exatamente isso. Em outros 3, o Cruzeiro venceu. Porém, em outros 3 que era pra vencer, empatou. A planejada disse que pra ser campeão o Cruzeiro teria, até aqui, que ter 45 pontos.

Tem 46. O que significa ter ido um pouco melhor do que o esperado. Significa também que o dobro de 46 é 92. E que, portanto, a campanha mais fácil era a do turno, não a do returno.

Esta “planeja” 7 derrotas pro Cruzeiro. Não significa que ele vá perder. Significa que ele PODE perder. É uma vantagem, não um problema.

Leitura simples: É mais difícil o returno. Mas é exatamente pra isso que planejamos a “gordura” do turno. Ou seja, se o Cruzeiro fizer o simples e conseguir surpreender um destes 7 adversários fora, está perto de ser campeão.

Não há uma linha onde eu ” ACHE ” alguma coisa. É uma simulação feita na perspectiva dos treinadores de futebol quando olham pra tabela. Acredite, é assim que eles planejam chegar aos 73 pontos.

Mudando um empate aqui, outro ali. Mas a grosso modo, em maio, é isso.

O Cruzeiro faz campanha de campeão. A planejada só alerta pra ele dizendo que o  Botafogo TAMBÉM faz, mesmo com pontos a menos. E que o returno é mais difícil pro Cruzeiro que o turno.

Só isso.

abs,
RicaPerrone

Compartilhe!