Home » Diversos » Carnaval » Critério é não tê-lo

Critério é não tê-lo

Ao contrário do futebol, onde acho que os arbitros são mesmo ruins, no carnaval acho que eles são tendenciosos. Você pode passear pela Sapucai no fim de um desfile e perguntar, talvez com o critério de que o entrevistado tenha, no mínimo, 10 anos de carnaval ao vivo.  Eles dirão a você que São Clemente e Mocidade fizeram algo “muito legal” em 2012.

Não te dirão nada sobre a Grande Rio, pois ela não fez nada especial este ano.  Dirão que as 6 primeiras eram previsíveis pelo histórico e pela grife, contestarão uma nota aqui, outra ali, mas nada será tão absurdo quanto o que foi feito com a São Clemente.

Você nem precisa ir longe pra questionar as notas de forma simples.

Nao vou entrar nos mais subjetivos, seria sacanagem. Vou direto ao ponto mais claro e básico do desfile.

– No quesito evolução a Imperatriz, que trocou carros de ordem e PAROU na avenida por quase 10 minutos em virtude de problemas, tirou 29,5. Como a maioria das outras tirou 29,8, é claro que o fato da escola ter parado na avenida lhe tirou… 3 décimos da maioria?

–  Alegorias e Adereços. Alguém aqui acha que a Mocidade merecia perder meio ponto nos seus belos carros?  Alguém aqui considera realmente o desfile da Grande Rio 3 décimos melhor do que os carros da Vila, por exemplo?

– Como alguém tira ponto da comissão de frente da Vila em 2012? Me explica.

– Em alegorias a Mocidade foi melhorando os carros durante o desfile. Foi aumentando conforme o setor do julgador.

– A Mangueira, que parou o som da avenida e fez 60% da escola (que nao ouvia a roda de samba) atravessar o samba, teve 30 em Harmonia. Me explica, tio?

– A São Clemente, escola com o samba mais animado e disparado o mais cantado pelo publico e pela escola que vimos ali, perdeu meio ponto em harmonia.

– Tiraram nota de enredo da Sao Clemente, da Portela e da Mocidade. Alguém tem idéia dos motivos?

– Senhores… tiraram 2 décimos do samba enredo da Mangueira. Os jurados que fizeram isso deveriam ir pra cadeia. A São Clemente, samba que mais virou na avenida, só teve um 10.  A Mocidade, eleita por muitos como o “terceiro melhor samba do ano”, teve um só 10 também.

– E a TOP do ano. A Beija-Flor foi punida em 0,1 por NÃO TER APRESENTADO SUA COMISSAO DE FRENTE AO TERCEIRO JURADO. Ok? Ok.  Ele deu 9,8 pra comissão de frente que ele não viu. Eu, no setor 11, não tive o “prazer” de ver a comissão de frente da beija-Flor. Parei, dá vergonha.

A campeã foi a Tijuca que menos ousou, pois estes jurados, além de adorarem uma grife, não aceitam o novo. Afinal, são quase todos velhos.

Contestáveis notas em quase todos os quesitos. Critérios sem explicação alguma e, mesmo revoltados, comportados membros de escolas que apenas trabalham para melhorar.

Crie vergonha na cara, Liesa. Venda ingressos de forma clara e correta, não faça com que agencias e cambistas tenham mais acesso que o torcedor. Não deixe as pessoas sem taxi por causa da taxa cobrada dos taxistas, acima do aceitável. Não deixe as moças que fazem lanche a 80 graus sem ventilador a noite toda.  Tente não vender ingressos a 210 reais em setores que se voce chegar cedo e pegar um bom  lugar a torre de iluminação da TV te impede ver a pista. 

Mas vamos explicar os quesitos para facilitar em 2013? Você tem que se aproximar e ter muita “harmonia” com a Liesa. Sua “evolução”  neste meio depende muito da “comissão”. O “enredo” dessa história já sabemos, mas não podemos falar alto porque se não, dá “samba”.

O importante é ver que, ao final da apuração sempre temos todos a mesma sensação. Se você pudesse ver um jurado na sua frente agora… diz aí: “Bateria”?

Parabéns, Tijuca!

abs,
RicaPerrone

Comentários