Home » Futebol » Atlético MG » Classificação Real

Classificação Real

A classificação do Brasileirão, antes da última rodada, engana. As vezes esquecemos de analisar quem cada um enfrentou, e principalmente aonde. Voce pode, num turno, pegar 9 grandes fora e obviamente fará menos pontos do que alguem que os enfrentou em casa. Mas, tem returno, logo, sua posição na tabela não determina seu desempenho.

As comissões técnicas costumam analisar o campeonato de outra forma. Ao invés de só olhar a posição, eles traçam uma meta para buscar, aproximadamente, entre 70 e 75 pontos, o que deixa, em tese, um time perto do título.

Conforme o campeonato vai rolando, percebe-se a necessidade de aumentar esses pontos ou diminuir para buscar o caneco. Mas, de forma bem simplificada, funciona assim:

Todos jogam 38 partidas.Em casa, em TESE, tem que ganhar todas. Classicos em campo neutro, empate é aceito. E fora, perdem para os grandes e ganham 1 ponto de médios, 3 dos pequenos. Assim se chega, aproximadamente, aos pontos que estima-se precisar para o título, ou a disputa dele.

Então, pra facilitar a vida, fiz a tabela de cada time com os mesmíssimos critérios. Os 11 grandes (O Vasco está na série B) e mais o Barueri, que entrou pra padronizar a tabela. rs

Simples assim: O adversário, se é fora ou em casa, quanto previa ganhar, quanto ganhou.

La em baixo o total do “até agora” quando devia buscar, quanto buscou. E mais abaixo, o % de aproveitamento do total de pontos estimados (74) do campeonato.

Alguns times, por terem mais classicos, não chegam aos 74 na tabela simples. Aí coloquei o “pontos extras” no fim, que pode ser exatamente a vitória num classico. So não especifiquei qual na tabela para não confundir os numeros de % de aproveitamento.

Mas, acho que com alguma atenção a maioria entende.

A situação atual é essa:

abs,
RicaPerrone

Comentários