Home » Futebol » Clubes » Cruzeiro » Chora não, tem salvação

Chora não, tem salvação

É claro que os rubro-negros estão chateados.  O time foi a Minas e perdeu do Cruzeiro, o que é um resultado absolutamente normal a qualquer time do mundo que jogue lá. Mas, o preocupante é a situação na tabela e a forma de jogar.

Ao Cruzeiro cabe uma certa dúvida ainda na consistência do time os 90 minutos. Ele surta, aí recua, depois ataca, sofre apagão, retoma a pressão, é totalmente irregular dentro do jogo.

Mas, venceu. E venceu porque tem talento no time. O argentino joga muita bola, e acho que quando jogar com o Gilberto (ou Roger) a coisa vai ficar boa pro Cruzeiro, acima da média, eu diria.

O Flamengo, que é o caso mais preocupante, ainda sofre com a falta de ataque. A defesa tem funcionado legal, os volantes idem. Só que há um problema tático no time que não será resolvido em 2 dias de treino. Ele é crônico, mas vai melhorar.

Vou tentar ser prático em algumas questões, pra ver se consigo esclarecer o que vejo de errado:

Porque não tem gols?
Porque não tem atacantes de alto nível. E se não tem esses caras, a bola terá que chegar redonda demais pros atuais matarem pro gol. Aí vem a próxima pergunta…

Porque anulam tão facil o ataque do Flamengo?
Você vê Renato e Pet na área? Não. E se os seus 2 meias param sempre na intermediaria, fica um recado pro rival: Marca os atacantes porque a bola SÓ pode ir pra eles. Assim, até eu armo esquema pra parar o Flamengo. A bola só visa 2 jogadores, sendo que eles são fracos.

Renato e Pet podem atuar juntos?
Podem sim. O Renato não é lento, ele está lento. Vai recuperar a forma aos poucos e compensar a idade do Pet. Mas só podem atuar juntos se um deles aparecer pra finalizar. Meia armador cria e aparece pra bater. Só criar é robótico, e esperar pra receber é coisa de centroavante.

E o Juan e o Léo?
Seguinte: Quando você tem 2 PONTAS disfarçados de laterais, ou você dá liberdade pros dois ou então mata e os transforma em jogadores comuns. O Flamengo PRECISA de 3 zagueiros ou 3 volantes, mas os dois não podem ser LATERAIS. Tem que ser alas, na pior das hipoteses.

Tem solução?
Claro que tem. Com Diogo e Deivid muda tudo! São dois caras talentosos na frente que vão preocupar muito mais a zaga rival e dar espaço pro Pet, pro Renato. Hoje marcam demais os dois, pois sabem que só deles pode sair algo. Com os 4, a marcação ficará dividida.  Basta um pouco de confiança, uma mudança tática pequena e a entrada dos dois.

É tarde?
Sim, é tarde. Dá pra buscar G4, mas titulo…. só se o Flu e o Corinthians resolverem ser “Palmeiras 2009”, o que não é muito provável.

Sem pânico. O Flamengo está mal, mas tem time pra reverter. O duro é quando não há perspectiva, e não é o caso.

Hoje vimos um bom jogo em Minas, não pela técnica, mas pelas alternativas e pela dramaticidade da partida. Houve erro com 2 minutos de jogo, pois o juiz tinha que ter expulsado o ótimo lateral do Cruzeiro, que quase quebrou o Diego Mauricio.

Mas nada disso é motivo. O Fla é um catadão em campo ainda e não tem padrão, enquanto o Cruzeiro ainda não é o que pode ser, mas é mais time que o Flamengo já.

A “nova era” deve começar domingo, quando os dois devem jogar.  Se nem com isso melhorar, algo de errado está além das 4 linhas. O time é bom e vai reagir.

Disse isso em 2007 e em 2009. Acho que vou acertar de novo.

abs,
RicaPerrone

Comentários