Home » Diversos » Carnaval » Carnaval 2010 – Os sambas e enredos

Carnaval 2010 – Os sambas e enredos

Com todas as escolas devidamente definidas com enredos, sambas e fantasias, o carnaval 2010 já tem cara. E promete ser boa. Sambas de alto nivel em algumas escolas, sambas comuns em outras. A volta da Ilha, que faz samba como ninguém, e a queda da Serrinha, que tem história e tradiçao.

Confira a ordem dos desfiles, os temas, os sambas vencedores e as favoritas ao carnaval 2010.

Vamos começar pela ordem dos desfiles.

Domingo, dia 14/2, tem Ilha, Imperatriz, Tijuca, Viradouro, Salgueiro e Beija-Flor.

Na segunda, dia 15, tem Mocidade, Porto da Pedra, Portela, Grande Rio, Vila Isabel e Mangueira.

Bem distribuidos os dois dias, ao meu ver. Mas, domingo está mais promissor ja que beija-flor e salgueiro, em tese, disputam o titulo com certeza. Assim como a Imperatriz, que tem o mais belo samba do ano.

Falando em samba, vamos a eles.

Nossa Ilha querida, a segunda escola de todos, fala sobre “Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis”. O samba foi uma fusão entre dois finalistas, e ficou bacana. Confira!

A Imperatriz vem pra arrebentar. Fala de religião, e o samba é uma verdadeira obra de arte. Ouça aqui!

Lembrando aos menos avisados que os sambas são ainda versões amadoras. A gravação em estudio com o puxador oficial da escola acontece no meio de novembro, e o cd sai em dezembro, lá pro dia 10.

A Tijuca tem um enredo interessante. Se chama “É segredo”, e dizem que o desfile da escola está bem encaixado no enredo, ou seja, é segredo. Carros que ninguém verá antes do dia, etc. O samba é bacana, mas nada especial. Ouça!

A Viradouro fala do México, enrendo patrocinado. O samba é razoável… Wander Pires é a novidade da escola. Ouça!

O Salgueiro fala sobre os livros, com um enredo “Historia sem fim”. O tema é ótimo, o samba é bom, mas também nada especial. O Quinho conserta na avenida. Ouça!

A Beija-Flor fala de Brasília, também patrocinado. O samba, incrivelmente, não tem Oxala, Ogum, Oye, Oyaya, etc. Até porque, Brasilia não ajuda muito. Letra linda, melodia perfeita, mas o samba não empolga. Bom, desde quando a beija-flor empolga alguem? É o SPFC do carnaval carioca. Ganha, mas não dá show pra torcida. Ouça ai o samba!

E aí vem ela! A Mocidade Independente de Padre Miguel, minha querida e amada escola. Depois de carnavais fracos e sambas mediocres, esse ano a escola encaixou, ao menos, um samba pra cima e interessante. Eu adorei! O enredo  é”Do paraíso de Deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura”. Aqueles enredos abstratos que o jurado normalmente ferra por ter interpretado diferente do carnavalesco… Mas, ta valendo. Ouça o sambão de Padre Miguel!

A Porto da Pedra tem um enredo bacana. “Com que roupa… Eu vou? Pro samba que você me convidou”, falando de moda, roupas, etc. O samba é legal também. Ouça!

A Portela… bom, a Portela fala sobre ‘Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade, o Rio de paz em estado de graça’. O samba é do Diogo Nogueira, mas eu não gostei não. Ouça!

A Grande Rio fala sobre o Camarote da Brhama. Puta tema besta na minha opinião. Mas… é a G. Rio ne? Desfilei la em 2000, adoro a escola, fui muito bem recebido, mas… não gostei do tema. O samba é médio também. Ouça!

Na Vila, o tema é Noel! O samba é de Martinho, e como ele gosta, não tem refrão. Acho o samba diferente, mas não pega. Ouça e diga se gosta.

E por fim a Mangueira, que fala sobre a música brasileira. Sambão responsa! Promete. Ouça!

Por enquanto é isso! Sambas definidos, e agora é ensaiar até fevereiro.

Divirtam-se com o resumão e escolham o melhor samba. Pra mim, Imperatriz e depois Mocidade.

abs,
RicaPerrone

Comentários