Home Clubes Atlético MG Brasileirão 2009 – A classificação “real”

Brasileirão 2009 – A classificação “real”

0

A classificação do Brasileirão, antes da última rodada, engana. As vezes esquecemos de analisar quem cada um enfrentou, e principalmente aonde. Voce pode, num turno, pegar 9 grandes fora e obviamente fará menos pontos do que alguem que os enfrentou em casa. Mas, tem returno, logo, sua posição na tabela não determina seu desempenho.

As comissões técnicas costumam analisar o campeonato de outra forma. Ao invés de só olhar a posição, eles traçam uma meta para buscar, aproximadamente, entre 70 e 75 pontos, o que deixa, em tese, um time perto do título.

Conforme o campeonato vai rolando, percebe-se a necessidade de aumentar esses pontos ou diminuir para buscar o caneco. Mas, de forma bem simplificada, funciona assim:

Todos jogam 38 partidas.Em casa, em TESE, tem que ganhar todas. Classicos em campo neutro, empate é aceito. E fora, perdem para os grandes e ganham 1 ponto de médios, 3 dos pequenos. Assim se chega, aproximadamente, aos pontos que estima-se precisar para o título, ou a disputa dele.

Então, pra facilitar a vida, fiz a tabela de cada time com os mesmíssimos critérios. Os 11 grandes (O Vasco está na série B) e mais o Barueri, que entrou pra padronizar a tabela. rs

Simples assim: O adversário, se é fora ou em casa, quanto previa ganhar, quanto ganhou.

La em baixo o total do “até agora” quando devia buscar, quanto buscou. E mais abaixo, o % de aproveitamento do total de pontos estimados (74) do campeonato.

Alguns times, por terem mais classicos, não chegam aos 74 na tabela simples. Aí coloquei o “pontos extras” no fim, que pode ser exatamente a vitória num classico. So não especifiquei qual na tabela para não confundir os numeros de % de aproveitamento.

Mas, acho que com alguma atenção a maioria entende.

A situação atual é essa:

E classificação, neste formato de analise, seria essa:

Para sair do rebaixamento, estima-se cerca de 50 pontos.

Tudo isso dentro de um campeonato disputado e sem que ninguem dispare, óbvio.

Mas, são apenas projeções. Mas é basicamente assim que os clubes trabalham o tal “planejamento” antes da temporada. E nem sempre os resultados são avaliados assim.

Lembra quando fiquei igual um babaca batendo na tecla em 2007 que o Flamengo ia pra Libertadores enquanto todos me chamavam de maluco porque o time era décimo sexto? Então, era com essa tabelinha que eu “sabia” que aconteceria. O Fla tinha 15 pontos provaveis a serem disputados. Ganhou 12, chegou em terceiro.

Divirtam-se.

abs,
RicaPerrone

Previous article Sorte e azar
Next article Tardelli é seleção!
<b>Rica Perrone</b> é jornalista, tem 44 anos, foi pioneiro no Brasil no jornalismo independente online entre outros. Apresentador do Cara a Tapa e "cancelado". com frequência por não ter feito nada demais, especialmente não bater continência pra patota.