Home » Futebol » Bitolados

Bitolados

Desde que o SPFC ganhou a Libertadores em 92/93, o mundo mudou. Para os torcedores tricolores, nada passou a fazer sentido. Existe a Libertadores e as coisas que LEVAM a Libertadores. O resto? O resto foda-se. Alguns de outros clubes até entraram na modinha de achar que só tem isso. Outros, graças a Deus, seguiram acompanhando o ano todo.

Ontem o Cruzeiro perdeu.  Acho que só a torcida do Galo secou mais que a do SPFC, que não suportaria ver o rotulo de “unico tri” sumir. Natural, coisas do futebol. A questão que me incomoda é a doença pela Libertadores. Sim, porque paixão é outra coisa. Isso já virou doença.

Você pode gostar mais, outros menos. Tanto faz. Uma coisa é o que voce gosta, outra coisa é o que realmente é. A Libertadores é o torneio mais importante da América do Sul. Ponto final.

Se tornou, no entanto, a partir do momento em que o SPFC foi la e ficou gozando dos outros porque venceu. Antes disso, ninguém dava a menor importancia por sair ou não da Libertadores, ja que a vontade era muito maior de ganhar algo aqui do que fora.

Vencer ja era legal? Claro que sim! Mas, como os brasileiros mal disputavam porque sabiam dos problemas de arbitragem e extra-campo, o torneio passou anos e anos sem muita importancia pros brasileiros.

Ai o SPFC venceu, tirou onda, e tudo mudou. Todo mundo quer ganhar, e muitos conseguiram. Natural, tem que ser assim mesmo. Todo mundo quer jogar a Champions League na Europa, por mais que hoje essa comparação seja ridicula.

La, jogar a champions significa enfrentar os melhores times, em estadios lindos, com Tv, ibope, midia mundial e o caralho a quatro. Aqui, sejamos honestos, jogar a Libertadores é pegar um monte de merda na primeira fase, rezar pra não vir um brasileiro, Boca ou River. Só. O resto é tudo um lixo. Estadios ruins, nivel tecnico fraco, mais catimba do que jogo, etc.

Portanto, essa comparação de “jogar a Champions daqui”  é ridicula. Nem a premiação da pra comparar, diga-se.

Mas, é o mais importante.

O curioso é que o futebol é feito de disputas, campeonatos diversos e momentos diversos.

Pra todos, menos pra um.

O Sãopaulino resume o mundo em: Dá vaga pra Libertadores? E a propria Libertadores. O resto, não existe

Ja está virando exagero.

A Copa do Brasil da vaga na Libertadores. Ok, e se não desse? Quer dizer que só está em jogo a vaga na Libertadores? Ali não tem um titulo nacional em questão?

Ganhou 3 brasileiros? Não, mentira. O SPFC ganhou 3 vagas na Libertadores, isso sim.

É obvio que é importante ir pra Libertadores. É natural que o premio do campeonato seja cobiçado. Mas não dá pra viver nessa neura de que existe só a Libertadores, que grandeza se discute por Libertadores, que tem que ter vaga na Libertadores, que não sei quem pode ganhar 21 Brasileiros que não se compara a Libertadores, etc, etc, etc.

Menos, bem menos.

A porra da Libertadores é um torneio fantastico e… ponto final. Mais nada. Como a Copa do Brasil, o Brasileirão, o estadual e a Sulamericana, são titulos.

E no futebol voce joga o ano todo em busca de titulos. Se der pra ganhar a melhor, otimo. Não deu? Existem outros.

A Copa do Brasil não dá so a vagana Libertadores. É um titulo nacional de enorme importancia. Como o Brasileiro não da 4 vagas apenas. Da um titulo nacional de maior importancia ainda.

Isso ta ficando um pé no saco.

Por isso que saopaulino não vai no estadio e some em junho. O ano acaba ali. Ai volta em dezembro pra comemorar ,… o titulo? Não, a vaga na maldita Libertadores.

Sinceramente, o SPFC podia ficar fora dela uns 2 anos. Assim a torcida passa a ver futebol como todos e acha divertido ganhar uma Copa do Brasil, da importancia a uma sulamericana, quem sabe ache mais legal jogar o Brasileirao, entre outros ne…

Porque no Morumbi, todo ano, só importa uma coisa. A Libertadores.

Voce nao tem amigo sãopaulino? Não precisa. Abre o blog e começa a ler os comentários… Voce vera que, quando o tema é Sulamericana, tem 20 tricolores falando que “isso é serie B da Libertadores”. Se for copa do brasil, “isso leva a Libertadores”, se for Brasileirao, “sao 4 super vagas a Libertadores”, e se for Libertadores o blog sai do ar porque nao aguenta o numero de visitas. rs

Ou seja, em 80 anos de historia, o SPFC so fez algo que valha a pena em 3. Pessima media hein?

Menos, sãopaulinada. O mundo da voltas, e amanha o SP pode estar la disputando a Copa do Brasil no Morumbi lotado contra o Cruzeiro e voce vai ficar bem sem graça em comemorar. Entre outros, claro.

Todo titulo é titulo. O que ele dá, é extra. Mas o principal é o TITULO. Porque?

Simples…. Palmeiras terceiro no Brasileiro, Corinthians campeão da Copa do Brasil.  Suponha que o Palmeiras e o Corinthians saiam da Libertadores nas oitavas no ano seguinte. Igual pra ambos? Não… um foi campeao nacional, o outro não.

Titulo é titulo. Vaga na Libertadores é premio extra, nào principal.

Até porque, a vaga não quer dizer titulo. Pelo contrario né?

abs,
RicaPerrone

Comentários