Home » Futebol » “Avalie o trabalho, meu filho!”

“Avalie o trabalho, meu filho!”

torcidaHá 3 anos e meio se discute a real capacidade do Muricy. Cansei de argumentar contra, como diversas vezes vi qualidade no seu trabalho. Mas, num geral, nunca achei nem 50% do que diziam por ai. Ouvi que eu era corneteiro por 3 anos, e agora vejo a enorme nação tricolor toda achando mesma coisa.

Argumentos são engraçados. Julgar futebol pelo dia anterior é patético. Futebol se analisa pelo todo, não pelo resultado apenas e nem pelo que a imprensa diz.

Qualidade
Eu nunca achei o Muricy um enganador. Mas nunca vi ele fazer nada de diferente. Não treina nada ofensivo, só jogada de bola parada. É um festival de marcação e bicão pro pivô. Isso no treino, e se reflete no campo. Dá certo? Dá! Porque com uma super zaga dá pra fazer isso. Uma hora a bola entra.

Pontos corridos
Me perdoe a honestidade. Mas Rojas e Oswaldo foram bem com o SP em pontos corridos. Qualquer um que pegar esse clube estruturado, que nao vende na janela, repoe peças, paga em dia, nao fica com ninguem machucado, Reffis e etc, chega pra brigar no pontos corridos. É mais do que óbvio.

Uso do elenco
Ninguem usa menos o time do que ele. Escolhe 15 todo ano e fica neles. Sai volante, entra Ricky. Sai lateral, entra Ricky. Sai goleiro, entra Ricky. Que elenco no mundo não ficará puto ao ver isso? São 3 reservas pra 11 posições. O Dagoberto substituiu lateral direito pro cara não ter que colocar um lateral na posição.

Desperdicio
Muricy mente quando diz que dá lucro ao clube. Ele dá prejuizo, e alto. Faz as contas do numero de jogadores que ele não conseguiu usar no clube. Ok, alguns é culpa deles. Mas todos? So nas laterais não serviram Jadilson, Junior, Jr. cesar, Reasco, Rafael, Diniz, Jancarlos, Eder, Joilson…. O meia que ele tanto pede estava la, agora no Gremio. So que aqui, era lateral direito. O Jr ta jogando no Galo. E em 2007 diziam estar velho pra jogar no SP.

Honestidade
Custa ir na imprensa e ser honesto? Diga: Eu não gosto de laterais baixinhos que avancem. Gosto de volantes nas alas. Pronto!!! Fica fácil. Ninguem cobra mais que contratem lateral. Mas não. O cara não usa nenhum, vai na midia e diz que não tem lateral, insinuando que a diretoria é culpada pela falta de opções.

Estilo de jogo
Ha 3 anos o SPFC se defende e sai rapido em contra golpe. Quando tem que agredir, dificilmente joga bola ou consegue ganhar por mais de 1×0. É o futebol de time pequeno, que quando adotado em time grande, funciona. Desde que sua zaga seja acima da média. E é.

Condução do elenco
Você acha bem conduzido um elenco onde o artilheiro é reserva, os reservas diretos das posições não jogam, os melhores volantes de 2007 jogam improvisados de lateral e meia, e os artilheiros jogam de costas pro gol. Que elenco não ficará insatisfeito?

Marketing
É muito inteligente ir na midia dizer que aproveita jogador. Mentira! Ele não queria escalar o Ilsinho e nem o Breno. Ele não pediu o Hernanes, quem o reintegrou foi o Juvenal na Índia, não o Muricy. Assim como a historia de “eu trabalho mais que todos” é mentira. Todo treinador assiste jogo o dia inteiro. Se trabalha mais que os outros, devia fazer o time jogar mais que os outros.

Resultados
Futebol nunca foi uma ciencia exata. Era facil olhar pro time GANHANDO e ver que não tava bom. Mas, torcida engole qualquer coisa. Imprensa empurra qualquer coisa. O SPFC não fez boas partidas em 2007 e 2008. Ganhou na base do 1×0 chutando de longe ou cruzando na area. Rarissimas jogadas criadas. Eu sempre critiquei enquanto ganhava, fico pra la de a vontade de criticar na merda tambem.

Tático
Vamos a algumas coisas basicas. 2 pivos pra que? Pra quem vindo de trás bater? O time não tem meias. E quando tem, ele abre o cara la na ponta. O que fará o meia? Cruzamentos, óbvio! Jamais o meia do time jogou atras do ataque. Sempre aberto pra cruzar.  Laterais que nào sobem, simplesmente porque não são laterais. São volantes abertos, só isso. Ele atua com 4 volantes, 3 zagueiros e dá bico pra quem tá la na frente. Isso é não ter esquema tático.   É depender da individualidade e da bola parada. O time não coloca a bola no chão e cria uma jogada ha 2 anos e meio. Só não ve quem não quer.

Mata-mata
Muricy é contra motivar elenco, conversar com jogador, enfim, é contra tudo. Só sabe dar treino, gritar e ir pra casa ver jogo.  O SPFC disputou simplesmente 11 torneios mata-mata e perdeu todos jogando muito mal. Ele só existe no pontos corridos. E no Inter, bom lembrar, perdeu o pontos corridos porque teve 2 jogos decisivos onde perdeu ambos de forma ridicula.

Mal criado
Muricy não é um sujeito educado. Sequer tem perfil pra representar o SPFC e sua grandeza. Ofende pessoas, agride de graça, não consegue responder 2 perguntas seguidas, desconta suas magoas em quem não tem nada com isso e faz mal a imagem do clube perante a imprensa e a torcida.

Arrogante
Treinador que vai a uma palestra e debocha de Cuca e Felipão, que debocha de Luxemburgo no DVD, é um tanto quanto arrogante. Cutuca os outros como se fosse mais do que eles. E convenhamos, Muricy não lambeu a bota de Luxemburgo e Felipão ainda. Mas, ainda assim, ironiza, desmerece e se compara o tempo todo.

Barato
O cara ganha mais de 350 paus e vai na coletiva dizer que não ganha muito, que o custo beneficio é otimo, etc. hahahahahah

Incoerente
Numa mesma entrevista ele é capaz de dizer que não tem pressão, que a pressão é forte e que não liga pra pressão. Capaz de dizer que não fala de arbitragem e meter o pau no juiz. Capaz de falar que jogou bem quando o mundo viu que não.

Enxergar tudo isso requer tirar a camisa do peito.  A diretoria do SPFC ja tentou tirar o Muricy em junho 3 vezes. Juvenal banca sozinho, ele ganha o Brasileiro e bate no bracinho. A torcida diz: “Ele é sãopaulino igual nóis mano!” e é ovacionado. Dizem que é o filho do Tele. Mas, outro dia revelaram que o Tele não gostava do Muricy porque ele havia puxado o tapete dele.

Sera verdade?

Muricy é um técnico pra times que precisam ganhar de 1×0. Celso Roth da vida. Adota o futebol covarde, comodo, aquele que se apoia numa defesa forte e acha gols pra somar pontos. Quando questionado, usa o resultado pra agumentar. E futebol nunca foi só resultado. todos sabem disso.

Tá mais do que na hora de cair. Ir provar que é bom mesmo dirigindo times com menos estrutura, menos elenco e problemas de administração, como todos tem. Ai sim, veremos se é o Muricy ou o SPFC.

Mas anotem: Ele sairá. E quando sair, o SPFC viverá aquela fase óbvia de vacas magras. Pedirão sua volta, achando que a sua saida é que ocasionou tudo isso. É o caminho natural. Porque até pra sair ele vai usar o marketing e se aproveitar do fim de um ciclo pra sair heroi.

Não é.

É um treinador comum, com qualidades, só.

Adorado pela imprensa porque é um cara de dificil relacionamento. E quando alguem recebe uma puxada de saco, igual ele faz com os comentaristas top de cada emissora, o sujeito se sente especial e defende. Marketing puro, e dos bons.  Rivaliza com Luxemburgo, a quem a imprensa tem a cara de pau de chamar de arrogante comparando o Muricy, e o rotulando de “autentico”.

O ciclo terminou. Se ficar, disputara o brasileiro, é obvio! Olha o time dele! Claro que vai brigar.

Mas, no mata-mata, meu amigo… é muito fraco! O Inter, diga-se, cansou de perder pro Boca dessa forma. Até na final do Gaucho que ele ganhou, perdeu o jogo pro Caxias. Adora perder um jogo decisivo.

Pra mim, deu.

Quem defende se apoia em argumentos como: “é tri!”, “ele é são paulino”.

Então faz assim: Pega o Lopes, que tem Libertadores, brasileiros e etc. Ou pega o Nando Reis, ele também é sãopaulino.

Treinador não se analisa por resultados. Quem diz isso é o proprio Muricy. “Tem que analisar o trabalho”.

Pois bem, eis o que penso sobre o Trabalho.

Quem criticou quando ganhava jogando mal, tá coerente em criticar agora. Quem acha que 1×0 é tudo na vida, não venha com lero-lero porque esse futebol se repete ha anos, só que ganhando o Brasileiro. No restante do ano, ha 3 anos, o time faz EXATAMENTE isso e o cara foi ovacionado.

Coerencia. Só isso.

Não tem outro? Faça me o favor. Qualquer técnico nota 6 faz melhor do que ele tem feito todo ano nos primeiros 7 meses. Qualquer um.

É so futebol. Pra ele, é basquete. Fazer o que… quem joga damas com peças de xadrez, normalmente, perde.

abs,
RicaPerrone

Comentários