Home » Futebol » Clubes » Corinthians » As coisas como são

As coisas como são

Quando saiu um papo sobre o Mundial do Corinthians eu fui bastante honesto e disse o que pensava.  Pra mim, o titulo mundial de 2000 é uma torneio divertido, jamais um Mundial com a mesma validade dos demais. Por coerencia, quando o pau bate no Francisco, devo abrir o bico.

Esta semana um dirigente do Corinthians falou que a torcida do SPFC só vai na boa. Fato incontestável por qualquer pessoa de bom senso, e isso inclui dirigentes e jogadores do clube, com os quais convivo e ouço essa constatação constantemente.

Aí, magoados, os tricolores inventaram dados e sairam publicando pela web.  Encheram meu blog nos comentários colando o tal post feito com numeros, etc. Mas….. sejamos coerentes, justos e honestos: Quem tem mais publico em automobilismo? Rio ou SP?  É absurda a pergunta pq o RJ recebe a Stock, Sp a F-1. E a comparação é identica quando se inclui Libertadores numa média final, ou quando se esquece a posição em que se encontra um clube para, através disso, se determinar a média.

Ou, pior ainda, ignorando a capacidade dos estádios, pois quando um jogaço atrai 70 mil num time, NÃO PODE atrair mais do que 30 pra outro. Ou seja, números injustos.

O que há de justos e correto é o seguinte:

De 2004 pra cá, sempre em pontos corridos, o SPFC tem média de estar em terceiro.  Com 3 titulos, um terceiro lugar e uma vez em décimo primeiro, que foi quando disputaria o mundial.

O Corinthians, no mesmo periodo, tem 1 titulo e média de estar em décimo primeiro, além de um rebaixamento e uma série B.  A diferença é brutal!

Agora, vamos as médias reais do Brasileirão, onde todos jogam contra todos, sem frescura, pontos corridos.

 Média de publico do SPFC:
2004 8.586 (3° colocado)
2005 9.805 (11° colocado)
2006 22.949 (campeão)
2007 28.622 (campeão)
2008 21.331 (campeão)

Média de 18,2 mil por jogo. 

Média de público do Corinthians:
2004 13.527  (5° colocado)
2005 27.319 (campeão)
2006 15.692 (9° colocado)
2007 19.978 (17° colocado – rebaixado)
2008 23.786 (série B)

Média de 20 mil pessoas por jogo.

Aí entra a parte que a maioria das comparações esquece:

Pelas campanhas dos dois clubes, a média do SPFC deveria ser no mínimo o dobro do Corinthians.  Esqueçam esse papinho de proporção a torcida, porque 16 ou 20 milhões não influenciam muito num evento que cabem 40 mil. 

O Morumbi cabe 72. O Pacaembu 33, o que significa que num mega jogo o SPFC pode ampliar sua média colocando 70, enquanto o Corinthians, na maioria dos seus jogos, se limita a 30.

Culpa de alguem? Não, claro que não. Mas, mascarar dados com isso não dá.

Então, já que adoram falar em proporção, vamos a elas.

Proporcionalmente a capacidade de Morumbi e Pacaembu, SPFC e Corinthians tem preenchido suas casas em, respectivamente: 25% e 61% nos últimos 5 brasileiros.

Acho que o primeiro passo para se corrigir um problema é reconhecer que tem. E é bastante irritante que os corintianos saibam que precisam buscar a Libertadores, que os flamenguistas reconheçam suas pessimas administrações e estado de falencia do clube, entre outros, e o são-paulino tenha tanto cuidado ao assumir o basico do basico: Não é um torcedor presente.

Simples assim. 

E quando o dirigente do Corinthians disse que “só vai na boa”, é legal registrar que antes dos jogos finais dos Brasileiros em que o SPFC ganhou a média era de 12, 13 mil pessoas. Ou seja, a média cresceu e chegou perto do rebaixado Corinthians porque o time foi campeão. Se não fosse…

São números. Não a minha opinião.

abs,
RicaPerrone

Comentários