Games

Analise: FIFA x PES 2018

Entre a preguiça do FIFA em agradar sulamericanos e a vontade do PES, esperava-se uma falha do líder de vendas. O PES não tem a jogabilidade do FIFA 14 ainda em 2018. E portanto não pode competir pelo jogo simplesmente. Precisa de mais do que isso e busca.

Estádios, campeonatos, times brasileiros, foco mundial e um gráfico de ambiente que me agrada mais. Menus idem. Acho o PES melhor em quase tudo, menos na jogabilidade.

“E então não resta dúvidas! O Fifa é melhor e pronto”.  Até é, mas…

Em 2018 eles mudaram o sistema defensivo. Jogar FIFA virou uma brincadeira retrô onde os jogos por mais que sejam brilhantemente reais, tem placares surreais. É fácil demais fazer gols, dificil demais evita-los.

Joguei por semanas para ver se não era só adaptação.  Não é. O jogo exige um nível de cuidado defensivo que o torna menos divertido e mais irritante.  Eu diria que o FIFA se entendeu como E-Sport e resolveu profissionalizar o game. Mas, 99% das pessoas que jogam não o fazem por profissão.

Nessa o PES se torna um jogo mais agradável pra jogar rindo com amigos num sofá comendo um petisco. Ele não é melhor, mas é uma alternativa e não mais um cópia que deu errado.

Prefiro o FIFa, mesmo dificil. Acostumei, acho menos travado. Quando você joga uma partida de FIFA, desliga e coloca o PES imediatamente, a impressão é que colocaram calças jeans nos jogadores.

Mesma impacto causa se você for nos dois e procurar o interesse no futebol brasileiro. Os clubes, toscos, não conseguem licenciar seus atletas. E os games também morrem de medo da lei brasileira trabalhista e por isso não arriscam. 90% deles estão autorizados e não estão no game.

Porque? Porque 30 jogadores liderados por um empresário entraram na justiça pedindo direito de imagem, o mesmo que já recebem dos clubes. No Brasil a justiça é simples quanto a trabalhador: Ele tem razão mesmo se não tiver.

E por isso os gringos nos evitam.

Uma pena.

Em resumo. Se quiser se estressar e jogar em alto nível, vá de FIFA. Se quiser brincar com seu filho, vá de PES.

abs,
RicaPerrone

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar