Home » Futebol » Alguma coisa precisa mudar

Alguma coisa precisa mudar

Eu já cansei de falar que não suporto o atual momento tático e técnico do futebol brasileiro. Me dá raiva ver os times daqui jogando pra não perder, priorizando a tática do que a técnica, evitando o drible e achando bonito se acovardar. Treinadores optando pelo alto e forte e não pelo técnico que decide o jogo.

Tá tudo errado. Isso é futebol ingles, não brasileiro. O mais grave é o que está acontecendo na janela. Não é questão de vender os craques, já ficou pior do que isso. Notem.

Antigamente, você tinha um time muito bom e 2 ou 3 craques. Os europeus vinham e buscavam o craque. Ai passaram a levar, também, os grandes jogadores.

Fomos ficando com jovens craques e os mais velhos que voltavam, alem dos que não deram certo lá. Isso até o meio da decada de 90. Agora a coisa “fodeu”de vez.

Os europeus vem aqui e pegam os craques, os semi-craques, os meia boca, os juniores e até os perebas!!! Não sobra mais nada. Os caras levam Lucio, o lateral. Levam qualquer coisa que faça 2 gols num ano. Sem contar o numero de jogadores que estão estourando lá e a gente nem viu jogar aqui.

Tá tudo errado!

Não sei se a FIFA, a CBF, os clubes, os treinadores, a mãe dinah. Alguem precisa fazer alguma coisa. Do jeito que está, vou passar a ver campeonato ingles e torcer pro Chelsea. Porque eu quero ver craque, drible, futebol de verdade. Isso tá uma lástima.

Tanto está que, note, ha alguns anos qualquer time de merda da série B monta um Ct, paga salario, mantem o treinador e vai aparecer la em cima na tabela. Depois some, porque pequeno some mesmo. Mas, briga enquanto faz isso.

Olha pro campeão brasileiro 2008. O que é aquilo? Um time que não tem nem 3 grandes atuações em 38 jogos. Como pode isso? O vice era um Gremio do Roth, que também não jogava grande coisa. Os que tentavam jogar, viraram “cavalos paraguaios”.

Sabe porque? Porque não tem mais técnica aqui. A técnica foi toda vendida, ficaram dois ou tres por time capazes de fazer algo diferente. E aí voce anula com aquele monte de volante que todos usam hoje.

Sao Caetano, Barueri, Sport… é so montar 11, sejam eles bons ou não, pagar em dia que você chega. Que futebol é esse onde o CT e o Reffis decidem mais do que meia-esquerda?

Ta tudo errado.

O nível tá um lixo.

Não foi o Barueri ou o Avai que se tornaram tops. Foram os grandes que se encolheram ao ponto de acharem normal perderem pra times como estes, que sequer conseguem contratar um jogador de alto nivel. O grande acha que contrata, mas, ou revende em semanas ou então se engana.

Transformaram o futebol brasileiro num futebol estrutural. Quem tem mais, ganha. Foda-se a técnica, o drible, o craque, etc. Todo mundo entra em campo pra não perder, a imprensa só julga assim: “Perdeu, burro. Ganhou, genio.”. Pra técnico e diretoria. Isso tá errado!

Não tem 1 genio por ano e 19 burros. Nem 1 clube que fez direito e 19 errados.

O futebol brasileiro, como um todo, está uma enorme porcaria. Do calendario aos clubes, dos clubes aos treinadores, e deles aos jogadores. Tudo está feio, sem brilho, europeu demais.

Não é mais nosso, é um enlatado.

Alguem precisa mudar isso. Caso contrario, em 10 anos, viraremos a Copa SP da Europa. Jogamos com meninos, eles aparecem, eles vem e levam. Mais nada.

E o “país do futebol” não pode se submeter a isso.

Alias, os resultados já estão ai. Hoje nossa seleção joga e ganha. E é impressionante, mas pela primeira vez em 30 anos, vejo a seleção brasileira atuar sem nenhum CRAQUE no time.

E ganha, o que é pior.

O futebol pode mudar no mundo todo. Mas só o Brasil pode mudar o futebol, Porque somos nós quem sabemos jogar como ninguem. Somos nós que temos as maiores torcidas do mundo, a mais linda história e os melhores jogadores. Nós ditamos o ritmo, não eles.

Voce vai na base de um clube e ninguem mais sobe o Robinho. Sobem o Breno, o Jean, ou qualquer um com boa nocão tática e aplicaçào.

Calma la!!! Cade os meninos que driblam? Cade o passe de 30 metros?

Tá tudo errado…

Duvida?

Assiste então, hoje a noite, o Fluminense de Conca e Fred lutar pra não cair contra o “arrumadinho” time de Tardelli e Eder Luis, que lideram o futebol brasileiro em 2009. É mole?

E não me refiro ao Galo em especial. O SPFC foi tricampeão com Hugo, Ze Luis, Richarlyson, etc. Um monte de jogador que ha 15 anos não teria nem espaço num time grande, talvez. Hoje, titulares absolutos de time campeão.

O que vai ser o amanhã? Se piorar acontece o que?

Nao tem pra onde fugir dessa realidade.

A seleção, sem craques.

O campeão, dando bico e jogando no contra-ataque.

Os times de destaque sem grandes jogadores.

Os pequenos jogando de igual pra igual. Porque cresceram? Não, porque os grandes encolheram.

Os elogios voltados pro que marca melhor, não pro que  joga.

Buscar o gol virou suicidio. Driblas virou ofensa ao rival.

Que que é isso aqui agora? Uma filial de futebol ingles?

Se for, pelo menos os dirigentes podiam copiar os de lá né… assim saiamos no prejuizo em campo e ganhariamos fora dele.

Agora, ficar com o estilo de jogo europeu, os jogadores que “sobram” aqui, e ainda esse bando de dirigente incompetente… ai é pedir pra afundar o futebol no Brasil.

abs,
RicaPerrone

Comentários