Home » Futebol » Clubes » Corinthians » 4x Timão

4x Timão

Enfim, assisti ao último filme do Corinthians. O “4xTimão” é mais do que um documentário com imagens de jogos antigos, pelo contrário.  Tem até pouca imagem de jogo, muito mais histórias de bastidores.

O filme usa Neto, Dinei, Marcelinho e Betão para ilustrar cada conquista. Mas em cada uma delas tem outros diversos entrevistados, tudo sem a pergunta do entrevistador, o que deixa o filme com uma cara muito mais interessante.

Começa com Neto e o título de 90. A falta de censura dele deixa você com vergonha. Não pelos palavrões, que acho até engraçado, mas por ele falar da relação com o pai, com os irmãos, a mulher… Ele fala como se a camera, e por consequência você, fosse o melhor amigo dele.

Neto é um sujeito que, comentando futebol, gera amor e ódio. Mas é um personagem ímpar no futebol brasileiro e no Corinthians. Se não gosta comentando, tudo bem. Mas é quase impossível não gostar do Neto contanto história, e é isso que ele faz no filme.

Dinei e aquele jeitão “quase palhaço” dele animam a sequência com o título de 98. Em seguida Marcelinho coloca aquela dose de emoção tradicional dele no de 99 e encerram com o totalmente frio título de 2005.

Culpa dos diretores? Não, dos pontos corridos.

É chato pra cacete um documentário que conta um título de pontos corridos. Não tem “o jogo”, “o drama”, “a virada”.  Encerra com derrota, diga-se.

Mas, interessante dizer, na parte de 2005 Betão e Andres admitem o erro do arbitro a favor do Corinthians contra o Inter. O que não muda nada, mas é no mínimo interessante.

As histórias de vida de Betão, Dinei, Neto e Marcelinho se misturam com os títulos e são contadas de forma muito legal. Você se envolve com cada um deles, é tudo muito bem feito, colocando a família no meio e não chegando a ser cansativo.

Emocionante, como todo DVD que mostra torcedores comemorando algo, o “4xTimão” me agradou mais que o “Fiel”, menos do que o do gol do Basílio.

Ainda que agrade muito mais os raros apaixonados por futebol desprovidos de vaidades clubisticas e exclusivamente a torcida do Timão, vale a pena assistir.

Se não pra se lembrar com saudades dos títulos de um rival, pra se lembrar como era o gol que termina no alambrado, o cara que tira a camisa e não toma amarelo, o menino pobre que chega sem empresário, entre outros.

Vale a pena!

4xTimão é um DVD obrigatório na coleção de qualquer apaixonado por futebol.

abs,
RicaPerrone 

Comentários