2020: PES ou FIFA?

Crianças, controlem-se. É apenas um video game e a escolha de um jogo, não o fim da Amazonia.

Jogo FIFA desde 2010. Joguei PES antes dele por muitos anos. Todo ano testo o PES na expectativa de um equilíbrio e volto aqui pra dizer que não é melhor nem que a versão anterior do FIFA.

Esse ano fiz duas coisas que todos deveriam fazer: Joguei 50 partidas de PES até parar de tentar intuitivamente reproduzir o FIFA nele. E então conheci o jogo como ele é, com seus defeitos e qualidades.

A segunda coisa que fiz foi jogar algumas vezes os dois jogos em sequencia, desligar e coloca num jogo na TV.

Essas duas coisas juntas me fizeram trocar de jogo.

PES, voltei! E como estou feliz em ter voltado.  Além de ser o melhor jogo, é também o único que acha que a América do Sul não é uma tribo pouco importante pro mercado.

Vamos aos detalhes rapidamente, porque quem analisa muito é especialista e eu odeio especialista em diversão.

Jogabilidade:

O FIFA é mais solto, você tem a sensação rápida de que é muito melhor pra controlar. Mas basta um tempo jogando os dois e você notará que num jogo de futebol tem em média 6 ou 7 dribles. No FIFA, 30. É divertido, mas é brincadeira.

O Fifa te diverte. O PES simula um jogo real.

Se você gosta de fazer 5×4 num jogo, dar um voleio de fora da área e driblar 4 numa arrancada com um jogador mediano, vá de FIFA.  Se o que te seduz é um jogo parecido com o real, e isso inclui ser mais lento, bem menos bonito e com mais facilidade de defender do que atacar, é o PES.

Gráficos:

Nem deveríamos discutir isso. O PES é um filme.  Sem comparação.

Defeitos:

O PES me parece um pouco limitado ainda quanto aos movimentos. O FIFA me parece solto demais. Enquanto um é quase um FIFA street em campo, o outro é um jogo de bem menor desenvoltura. Mas, insisto, faça o teste do jogo real. É o PES.

O goleiro do PES melhorou. A coisa de ter replay em tudo enche o saco e o juiz dá muita falta.

No FIFA, o defeito pra mim é a velocidade, a facilidade com que se passa pela marcação e o quanto um jogador mediano é capaz de brilhar com a bola.

O tiro de misericórdia:

Se ainda há dúvidas, eu me livrei dela quando comprei o patch. Sim, o PES não é burro e permite que usuários pelo mundo editem o jogo, como nos antigos patchs do Winning Eleven. Você compra, aplica e está com todos os times atualizados, uniformes, campeonatos.

O FIFA te prende a aquilo que vendeu. E se está errado, permanecerá.  A edição de times clássicos do PES é surreal. Você compra no mercado livre e vem os melhores times da história. Além de poder jogar com eles, os jogadores épicos do futebol ficam na sua Master League como opção.

Modos:

O MyClubs do Pes é uma porcaria. Você entra e tem Cristiano Ronaldo, Marcelo e meia seleção sem fazer esforço. O FUT é muito mais interessante na medida em que você luta pra ter um bom time.

O MyClubs te dá um time e manda você ir brincar com ele. Achei bobo.

Não me importo muito com modos de historinha. Quero jogar futebol contra outra pessoa e só. A Master League é boa. Difícil ganhar do computador nos modos mais avançados.

Enfim

Eu decidi voltar pro PES. Achei o jogo melhor, a opção de patch avassaladora e o ambiente da partida muito mais real que o FIFA. Virou, eu diria, um jogo divertidão contra um simulador.

E sim, o FIFA é mais divertido tendo em vista que a maioria dos jogos de futebol tem poucos gols, poucos dribles e defesas anulando ataques.

Se você quiser brincar, vá de FIFA. Se quiser simular o futebol, até pelos patchs podendo deixar tudo 100% real, vá de PES.

Mas um aviso importante: Não tente jogar FIFA no PES. Se você quiser mudar, tire o preconceito, insista e jogue PES em sequencia até entender que é outro jogo, com outros comandos e outra forma de te levar ao gol.

Ou fique no FIFA fazendo malabarismo.

RicaPerrone