Home » Futebol » Campeonatos » Copa do Mundo » Toma aqui seu Pedigree!

Toma aqui seu Pedigree!

A Copa acabou. Lá se foram milhares de turistas de volta pra seus países sem entender exatamente porque somos tão cruéis com nós mesmos.

É claro, só viram o que temos de bom. Exatamente como você e eu quando vamos até lá formar nossa opinião sobre eles.

Foram 12 meses quase insuportáveis de #NãoVaiTerCopa promovidos por um grupo virtual de bitolados que terminou num estádio qualquer gritando gol.  São anos e anos de “imagina na Copa”, na mais deprimente preparação de uma festa que já tive notícias.

Vira-latas por vocação, esperamos tudo que podia dar errado. Nos preparamos até para um vexame, talvez até mais do que para o sucesso.  A paixão nacional pelo “eu avisei” é insuportavelmente maior do que a vontade de ver algo melhorar de fato.

Todos vieram, se divertiram, não passamos nenhum vexame, não houve caos nos aeroportos e cidades. Não houve arrastão, força policial desproporcional ou a malandragem brasileira sobrepondo os bons e cordiais brasileiros dispostos a receber bem.

Não houve nada que um país de primeiro mundo pudesse se envergonhar. Mas o que mais me impressiona é que as pessoas de fora o tempo todo diziam que o metrô é parecido, que o shopping é igual, os restaurantes os mesmos, enfim. Mas eles se apaixonavam mesmo era pelo que nós mais temos vergonha: o brasileiro.

Que diabos de povo é esse que não se enxerga quando bem vestido e tira foto pra eternizar quando mulambo?

Porque é tão difícil aceitar que não somos a merda que imaginamos, nem o paraíso que eles enxergam. Mas que podemos receber Copa, pessoas, investimentos, o que for. Afinal, somos diferentes da maioria, mas não piores por isso.

E agora, meu caro pessimista? Está com vergonha?

Duvido. Porque o mundo aplaudiu nosso evento e eu não estou nem aí se ele foi organizado por PT, PSDB ou pela puta que pariu. Eu quero ver dar certo, não me importa sob a batuta de qual maestro.

Qual o legado?

Você escolhe. Talvez você não consiga enxergar nada, ou talvez só uma plataforma de metrô mais moderna te satisfaça. Mas se quiser, se tiver um pingo de vontade de ver este país melhor, o legado desta Copa pode ser uma nova forma de nos enxergar.

Com mais orgulho, mais noção do que de fato temos ou não que melhorar, com a certeza que somos queridos, educados quanto queremos e que sim, podemos estar diante do planeta e não fazer nenhum vexame.

Talvez porque nosso maior vexame seja exatamente a mania de achar que somos sempre os vira-latas da história.

Mas se isso nos acompanhou por toda a vida e elegemos a Copa como a consagração do nosso vira-latismo, então aceitem as consequencias.

Deu tudo (certo) errado!

Toma aqui seu Pedigree! E vê se pára de correr atrás do próprio rabo.

abs,
RicaPerrone

Comentários