Home » Futebol » Clubes » Flamengo » Tira férias, Vanderlei!

Tira férias, Vanderlei!

Luxemburgo é o mais cobiçado e odiado técnico do país. Sua personalidade gerou isso e, queira ou não, o fato de estar na pauta todo santo dia há quase 20 anos desgasta.  No Palmeiras saiu quando não devia, no Galo fez o que todos fazem e no Flamengo foi do céu ao inferno.

A questão é maior do que a simples filosofia da segunda-feira no boteco, onde o sábio grita: “Tira esse ex-técnico dai!”.

Dizer que esse ou aquele é “ex-profissional” é um baita perigo. Primeiro porque não sabemos, segundo porque quem sabe, sabe. Amanhã ele arrebenta e você terá que ficar explicando o “retorno do ex”.

É mais fácil trabalhar com o que temos, não com o que imaginamos ter.

Se o Luxemburgo tem negocios fora do futebol, se isso afeta, se ele é vaidoso, se ele tem problemas com o jogador X, etc, não sabemos. Especulamos, mas não sabemos exatamente o que afeta em quem, qual tempo dedicado a algo fora, o quanto é boato e o quanto é fato.

O que sabemos é que ele dirige o Flamengo há 1 ano e temos na nossa frente os erros e acertos.

No final das contas, me rendo a um fato mas não ao argumento.  Acho melhor o Luxemburgo sair, mas não pela qualidade, sim pelo que o Flamengo apresenta.

Rico, famoso, consagrado, campeão de tudo, dono de talvez 10 dos 10 melhores times que o futebol brasileiro viu jogar nos últimos 20 anos, ele só precisa provar algo a quem for irritantemente teimoso.

A imprensa o odeia em sua maioria. Eu vivo neste meio e não preciso dar 20 passos numa sala de imprensa pra ouvir 2 detonando o Luxemburgo até quando ele está dormindo.

O que o Flamengo mais consegue atrair é polêmica. Tudo lá tem peso 3, tudo treme a qualquer momento e ninguém consegue paz naquele clube. É um caso a ser estudado.

Vanderlei é um para-raios daqueles, talvez o maior deles.  Diante de um time fanfarrão, cheio de “nhe-nhe-nhe” pessoal e que joga quando quer, as coisas vão sempre cair no Luxemburgo.

Você pode começar a gritar aí: “Então ele não tem culpa?! É isso?! Você tá defendendo ele?!”

Calma, doentinho. Defender é diferente de ponderar.

Luxemburgo tem culpa em algumas coisas, não em outras. Mas dos seus 30% de culpa, talvez, ele leva 90%. E o pior não é levar os 90, mas sim isentar os verdadeiros culpados da responsabilidade.

O Flamengo é mestre em sustentar polêmicas. O Luxa, em atraí-las.

O casamento tá ficando pesado.

Você tem mil argumentos contra o trabalho do Vanderlei, e eu vou responder todos eles abaixo conforme o meu ponto de vista.

“O luxa quer aparecer mais que os jogadores. E tb quer ficar promovendo jogador pra ganhar dinheiro na venda. ” Jady Rastoldo 
Achismo. Papo de boteco. Sem chance de ser colocado em pauta.

“esqueceu o foco no campo pra ser manager e não tá fazendo nem uma, nem outra coisa bem.” Paulo mesquita.
Esqueceu como? Tem visto ele faltar no treino, ir em reuniões fora do Fla em dia de trabalho, ou so repete o que alguns de seus perseguidores insinuam sem provar por ai?

“ele insiste em deixar Fierro no banco, e colocá-lo como se fosse solução.” Thaise.
Duvida pertinente: Qual meia o Luxemburgo tem no banco de reservas para substituir durante o jogo?  Já pensou na remota alternativa tática de, sendo o que tem, ele o coloque para liberar o Léo Moura?

“Falta de padrão tático” Bruno Jorge
O mesmo que era “sem freio” e invicto com os mesmos 11?  Estranho, né?

“Porque ele insiste no Renato Abreu ? Pelo amor de Deus..” Wallace
Porque até o mes de setembro ele era “o mais regular jogador do Flamengo”, defendido por todos na má fase do time. De 2 meses pra cá, de fato, caiu. Mas acho aceitável pensar nos porques antes de reclamar.  Qual time do país tem 3 jogadores de frente que não esticam a perna pra ajudar na marcação?  Nenhum. Dá pra abrir mão de um volante/meia por mais um meia? Com essa zaga? Pergunte-se.

o problema é que ele ta jogando igual o joel santana. 3 volante todo jogo e o renato virou volante fixo.” Fabi 
Mesma resposta do de cima. Ele joga com 3 volantes porque não tem nenhuma marcação na saida de bola adversária. Ou você sugere que saiam Ronaldinho e Thiago Neves?

“Ele nao usa os meninos”.  Matheus
Poxa, se usasse então…. Que me lembre  o Wellinton foi preservado e nao queimado como muitos gostariam. Muralha, Negueba e outros vocês sugerem que entrassem faltando 5 jogos, é isso?  E aí quem não usa é ele?  Ou quem quer queimar patrimonio, pela milésima vez, é o Flamengo?

Agora as minhas perguntas a vocês:

– Dos 11 titulares do Fla, diga-se de passagem um dos raros times que todos sabem escalar no pais, quantos não tiveram um problema pessoal, uma crise ou uma má fase terrivel no ano?

– Você coloca na conta do Luxemburgo o fato do seu time ganhar dos grandes e perder 12 pontos em casa pra times pequenos como? Ele diz no vestiário que “hoje não”?

– O fato dele ter segurado Deivid, Ronaldinho, Thiago, Wellington, Leo Moura e Renato mesmo em suas fases mais conturbadas não torna ainda pior o quanto alguns deles correm hoje em dia?

– A zaga que o Flamengo tem é aquela. Você passou o ano reclamando dos gols sofridos. E aí você quer que ele tire um meia/volante e use o quarto jogador que não marca em campo?

– Willians era o “rei” até outro dia. Hoje, absurdo ser escalado? Já pensou como se comanda um grupo mudando de idéia toda semana?

– Me explique por favor o que fazer quando 3 dos seus 3 principais jogadores simplesmente param de jogar bola. Tirar os 3? Alguem sugeriu isso? Não? Porque?

– Vocês tem coragem de chamar um cara que escala 2 laterais ofensivos, 1 volante que ataca, outro que mais ataca do que marca e 3 caras de frente que não voltam de retranqueiro?

– O Flamengo não deu liga. Mas em agosto, ha 8 meses “invicto” , eram os mesmos 11, o mesmo esquema de jogo.  Ele mandou parar?

Caros, sejamos práticos. O Luxa tem que sair, pois vocês não o querem mais e sua vida é um inferno em qualquer clube há anos. No clube de maior pressão do país, ainda pior. Não dá! Com 8 meses e o time ganhando tinha nego xingando. Imagine agora.

Ele errou sim. Eu não gosto da formação ofensiva, prefiro o Thiago centralizado e talvez eu mudasse uma coisa ou outra. Mas em janeiro, e também em julho, os 11 eram esses. E ninguém discutia que fossem.

A paulada no Luxa tem uma enorme dose de achismo que eu me recuso a comentar porque não sou de formar opinião baseado em fofoca de covarde que insinua e não prova.  Se ele tem “esquema”, se ele “não tem foco”, se ele “grita com jogador”, então pede pra quem informa isso provar. Caso contrário é apenas uma pessoa jogando merda no ventilador sabendo que tem bobo pra catar.

O Vanderlei precisa se reciclar. Ele precisa de férias, sair do foco, olhar o futebol de casa e ver se ele consegue deixar o futebol um tempo. Aí, calmo, motivado, ele retoma tudo e volta a ser o puta treinador que sempre foi.

Não acho que ele tenha sido genial no Flamengo, nem acho que ele tenha ido mal. Acho que o time do Flamengo, faltando 2 rodadas brigando por Libertadores e que há 2 semanas brigava por título não pode ter feito um ano ruim.

O time é fanfarrão, e você sabe disso. As peças mais importantes estão andando em campo e você sabe disso.

Ao jogar nas costas do Luxa, você está blindando estes caras pra ficaram lá e repetirem a dose em 2012. Quando putinhos, eles param de jogar. Azar do Flamengo e do técnico, que vai levar a culpa de novo, seja ele qual for.

O melhor caminho pro Flamengo é rever algumas situações, mudar uma parte do elenco ou mantê-lo e dar na mão de outro técnico, com outro perfil, que talvez faça esses caras levarem a coisa a sério.

Mas não se esqueça, torcedor, que quem tirou o patrocinio da camisa e parou de jogar quando faltou um tostão com um patrocinador não foi o cara que “tem negocios fora”, mas sim o que só joga bola.

abs,
RicaPerrone