Home » Futebol » Campeonatos » Copa do Mundo » Protagonista (Uruguai 2×1 Inglaterra)

Protagonista (Uruguai 2×1 Inglaterra)

O Uruguai é uma daquelas seleções que deveriam ter vaga vitalícia em Copas do Mundo.  Independente de rankings, eliminatórias ou até mesmo se um dia o país deixar de existir e nem sobrarem jogadores para representa-lo, deve estar lá.

Talvez não seja comum ver o Uruguai protagonista nos últimos 30 ou 40 anos. Mas quando aparece, quando surta, suas aparições são eternas.

Seja para ser campeão da Copa América na casa do maior inimigo, seja para fazer o mais improvável dos resultados da história do futebol em 50, seja para se recuperar em 1 semana e do vexame ir a glória contra a Inglaterra, como hoje.

O Uruguai cria fantasmas e deles também vive o futebol.

Suarez, que em Gana é tido como “Satanás”, pode ser também o cara que alegra Liverpool e agora desespera o restante da Inglaterra.

O Uruguai coleciona Suarez.

Figurinha mais recente e uma das mais notáveis, o atacante de 27 anos conseguiu escrever mais uma vez seu nome na história das Copas. Hoje através de futebol simples e bem jogado, menos dramático, mas tão importante quanto.

O Uruguai de Suarez não é brilhante, nem tem grandes chances de ir a uma final, por exemplo. Mas por não tê-la passa a ter. Improvável, em estado de futebolês puro, a Celeste parece não se contentar em aparecer na festa e dar uma passadinha.

Hoje na Arena São Paulo vimos angustia, mediocridade, raça, futebol, catimba, oportunismo, protagonismo e até sorte. Mas vimos, acima de tudo, a diferença brutal entre uma seleção que entende o espírito de uma Copa e outra que parece fazer turismo nela.

Bem vindo de volta, Uruguai! Mesmo que não dê, que na próxima semana os placares te mandem pra casa, já terá ido além.

abs,
RicaPerrone

Comentários