Home » Futebol » Proposta de calendário

Proposta de calendário

Bom, vamos lá! Adoro criticar, mas adoro sugerir. Pois quem critica sem sugerir melhorias é apenas chato, né? rs

O calendário mundial poderia ser unificado. A FIFA demora demais pra fazer isso, então, lá vão duas sugestões isoladas. Uma pro mundo todo, outra pro Brasil e América do Sul.

Começando por algumas considerações basicas.

1- Não gosto desse negocio de temporada 08/09. Mas, se o mundo faz assim, a gente tem que mudar e entrar na onda. Até pra não haver uma diferença de janela ou de ritmo de jogo em torneios internacionais.

2- Evidente que o calendário que vou sugerir é cru. Cabem 200 adaptações a detalhes. É só uma ideia crua.

3- Considerando que o Brasil é o unico pais dos grandes (futebol) que ainda acha que pode sustentar 200 clubes, ele é quem tem que mudar, não o mundo.

Então, vamos a idéia básica.

O ano tem 12 meses, 52 semanas. Destas, obrigatoriamente a FIFA deveria dar 30 de férias coletivas a todos os jogadores. Logo, restam 11 meses.

Destes 11, separar 40 dias para um torneio de seleções, seja ele copa America, Confederações ou Copa do mundo.

Alem disso, 20 dias de pré temporda.

Lá se foram 90 dias.

Sobram 9 meses de futebol no ano.

Vamos tirar 30 dias para uma idéia que tenho há tempos, que é o mundial de clubes no formato Copa. Sobram 8 meses. Nestes, 32 semanas uteis.

Então, vamos a parte mais simples:

Campeonatos nacionais (serie a e b) com 20 clubes, 38 rodadas, pontos corridos. No primeiro semestre, que seria o segundo na verdade, teriamos os jogos do nacional no final de semana e Uefa, Libertadores, Champions e Sulamericanas da vida no meio de semana.

Lembrando que Uefa, Champions, Sudam e Libetadores precisam de apenas 14 datas.

Somamos mais 12 datas de meio de semana para as famosas “Copas do Brasil”, que tem em todo pais. Sobram 6 meios de semana, que somados aos 32 finais de semanas disponiveis… dá 38 rodadas do nacional.

O calendário se fecharia igualmente a todos, com finais nos mesmos dias e os calendários andando juntos.

No final, faltando 1 mes pra terminar o ano “util”, a FIFA organiza um mundial de clubes igual a Copa, todo ano. 32 times, 1 mes de torneio. Os classificados podem ser igualmente distribuidos conforme a Copa, ou seja, X vagas pra América do Sul, X pra Europa, conforme os resultados da Champions, Libertadores, etc.

Essa seria uma ideia de organizar mundialmente a coisa, mas sei que é quase inviavel.

Já sobre o Brasil, sugiro algo mais simples, que envolve a Conmebol.

Primeiro semestre:

1 mes de férias e 20 dias de pré temporada. Mais aquela pausa no meio do ano pra seleções não encherem o saco. Os 30 dias que sugeri pro tal mundial, poderiam ser usados para não ter jogos nas datas fifa.

Teriamos um calendario simples.

Estaduais – 10 clubes por divisão, 12 datas e fim de papo. Semifinais  e finais em jogo unico.

38 jogos do Brasileiro, sendo que no primeiro semestre disputa-se simultaneamente a Sudam e a Libertadores as quartas e quintas.

No segundo semestre, Copa do Brasil e Brasileirão. Com todos os clubes participando de ambos.

A Copa do Brasil precisa de 64 clubes pra ter 12 datas. Portanto, os 40 das sérias A e B, mais 14 clubes classificados pelos estaduais, que é pra dar critério pra coisa.

No Brasileirão, pontos corridos. Mas, classificam 3 pra Libertadores. O quarto vai jogar com o vice da Copa do Brasil uma partida pra decidir a ultima vaga (aquela da repescagem).

Valoriza a Copa do Brasil.

O campeão da Sudam joga a Libertadores do ano seguinte, o que valoriza a competição.

E assim teriamos um ano prático, sem correria, sem perder ninguem pra seleção e com coerencia administrativa.

Os estaduais são palhaçada. Burrice, coisa de quinto mundo. Pedir que um clube brasileiro faça investimentos altos e traga jogadores para passar 4 meses jogando contra Caxias, Juventus, Mamoré e cia é um afronto administrativo. Portanto, ou eles somem, ou eles se reduzem ao maximo.

E assim, teriamos a coisa clara, com vagas determinadas, objetivos e importancia de cada um bem definidos.

E ai? O que acharam?

Teriamos mata-mata, Pontos corridos, vagas na Libertadores distribuidas e um periodo mais razoavel pra se organizar. Abrindo calendario pra uma segunda pre-temporada quando as seleções jogam no meio do ano.

Que tal?

abs,
RicaPerrone