Home » Futebol » Os ciclos terminam

Os ciclos terminam

rickEu poderia escrever isso no fim da Libertadores, mas se for eliminado vai parecer discurso. Então, as vesperas de um jogo importante cujo SPFC é favorito em tese (SP x CRZ), vamos tocar num assunto que deve começar a incomodar os tricolores.

O fim do ciclo.

Para alguns, mimados e cegos, o SPFC é o clube que ganha tudo, que nunca dependeu de jogador pra ser campeão, que ganha desde que surgiu, etc. Mas, não é verdade. O SPFC é o clube que não conhece o fundo do poço, mas que não necessariamente vive no topo da tabela. 

Como para todos, o futebol é ciclico. Voce tem MOMENTOS em que ganha tudo, depois fica um tempo sem ganhar, até que essa fase retorne. Neste intervalo aparecem estaduais, eventuais torneios e titulos menores. Mas a sequencia de titulos é, normalmente, formada por uma base vencedora e uma filosofia que encaixa. Mas ela termina.

Pasmem, Tricolores. Um amigo me alertou para algo notável: O SPFC venceu seu primeiro titulo importante em 78, certo? Depois em 86, com os menudos.  De 1987 até 2004, o SPFC não ganhou nada (importante) sem o Rai em campo, a não ser a decisão em Toquio contra o Milan, cujo Rai classificou o time desmontando a Libertadores. 

Em 2005, ganhou tudo comandados pelo Ceni, o craque da época. Na sequencia venceu 3 brasileiros cujos esquadrões não ficarào na memoria de ninguem, porque foram titulos de pontos corridos sem brilho. Não houve show, apenas o resultado. Pode perguntar pra qualquer torcedor daqui 10 anos, fatalmente ninguem escalara o SPFC de 06 (dez), 07 ou 08. Escalará a base, não os 11 separados por titulo. 

E este ciclo está no fim. 

Porque o SPFC, estruturado e profissional como alguns acham que ele é, passou 11 anos ganhando paulistinha e se matando pra contratar Galo, Amarildo, Luis Carlos, Carabali, entre outros. Mas isso é passado distante quando se ganha um titulo, o que me assusta, pois o torcedor do SPFC vai ter um colapso quando ver o time num momento não tão bom, o que tende a acontecer em breve.

Daí, também, tira-se uma dose de  responsabilidade do Muricy. Porque é natural que o time caia de rendimento e outro clube assuma a condição de vencedor por algum periodo. 

Mas, sejamos praticos: Quem marca essa geração? Rogério. Qual prazo você acha que  Ceni tem no gol do SPFC? Fim deste ano e mais um Paulista? Mais um ano e meio, talvez? 

Quem disse que ele volta daqui 5 meses e retoma a posição do Denis, que pode explodir e assumir a vaga? Quantos goleiros gigantes terminaram assim, no banco de um garoto por causa da idade e uma contusão? 

Não seria nada anormal.

Como não será anormal ver o SPFC passar em branco alguns anos, talvez sofrer alguma dificuldade para remontar um time, trocar de filosofia, mudar comissão, mudar alguns dirigentes que também ja deram o que tinham que dar. 

Hoje o SPFC tem um jogador de alto valor comercial: Hernanes. O resto vale menos. E se este jogador não render nos próximos meses, o SPFC terá problemas para repor caixa, arrumar a casa, repor elenco, etc.

E os tricolores entrarão em panico, naturalmente. Farão protesto no Morumbi, como tiveram a cara de pau de fazer em 2008. Fico imaginando se o elenco do Palmeiras fosse anunciado no Morumbi. Haveria um protesto gigante, pois se com o atual cobram reforços, imagino com o do Palmeiras, do Santos, do Vasco…

O SPFC se acostumou a ser “o cara”. Pior: Gostou da coisa. E, burramente, disse pra torcida que é assim que funciona, que não é fase. Ela acreditou, e cobra de acordo com isso. Acha que o SPFC “PERDE” a Libertadores, não que outro ganha. Acha que Brasileiro é obrigacão, que a Copa do BR nao vale nada, que quando não ganha Libertadores é crise. rsss

Imagine o que estes mesmos novos torcedores passariam em 2001, 97, 95…

Este ciclo terminará. Se será contra o Cruzeiro, se será com o titulo, se será em dezembro ou se será no fim de 2010, não sei. Mas ele acabará.

E é bom o sãopaulino ter cabeça pra entender essa fase de transição, caso contrário o Morumbi ficará as moscas, o CT recheado de protestos e o clube vai ter que fazer “loucuras” para retomar a midia, as vendas e a importancia no periodo de vacas magras.

E acredite: Ele virá. Porque o SPFC é um gigante, como outros 11 no Brasil, que vivem fases ótimas, fases ruins, vivem de jogadores especiais e titulos concentrados em periodos.

Periodos estes que terminam, invariavelmente.

abs,
RicaPerrone