Home » + Chamada » Olimpíadas no metrô – O sueco

Olimpíadas no metrô – O sueco

O metrô, como na Copa, será meu palco predileto para notar os jogos e incrível mistura que o mundo faz pelo esporte.  Ontem, dia de abertura, um sueco quase mudo olhava tudo com muito mau humor.

Ele estava com 2 amigos, uma senhora. De cara fechada, absolutamente contrariado, foi em meio ao povo para o Maracanã.  Não ouvi um palavra o caminho de ida inteiro. Também se ouvisse não entenderia de qualquer forma.

Ele se foi, não o vi mais.

Na saída do estádio todos no Metrô novamente. E o sueco chegou no mesmo ponto em que desembarcou, só que agora sorrindo. Cantamos aquarela do Brasil, ele tentou sambar.  Fizemos ola no vagão, ele participou.

Quando chegou na terceira estação após o estádio, ele me reconheceu da ida e olhou pra mim como quem diz “olá”.  Eu não falo ingles bem, então não tentei um diálogo. Olhei em volta, o povo cantava, e sorrindo olhei pra ele novamente.

Seu semblante me respondia o que eu queria saber. Mas ainda que como mera formalidade, o sueco disse:  “you are amazing!”.

Eu entendi. Devolvi com um sorriso simpático que nos caracteriza naquela noite especial onde tivemos um orgulho quase insuportável de ser o que somos.

Ele me perguntou: “every day is like that?”.

Esnobe, orgulhoso, feliz, do alto do salto carioca, respondi: “Quase sempre. Hoje estamos um pouco desanimados porque é feriado….”.

abs,
RicaPerrone

Comentários