Home » Futebol » O Tricolor 2010

O Tricolor 2010

40182727962963Paraiba2_optChega a ser estranho, para alguns. Beira o absurdo, para outros. E animador, pela lógica. O papa-tudo do futebol brasileiro reforçou o time sem grandes nomes, manteve o time campeão de 2008 para 2010 e, se ja tinha grande elenco, passa a ter ainda mais opções. Mas… e os 11?

Cansado de se caracterizar por um time capaz de vencer o brasileiro de pontos corridos por estrutura e não um futebol convincente, o torcedor já anda cobrando mais qualidade. A diretoria, idem. Internamente, todos concordam: Não dá pra jogar mais daquela forma. Mas, estes são os nomes que resolvem o problema?

Vejamos.

Porque o SPFC não foi bem nas ultimas Libertadores e muito bem nos Brasileiros, sem brilhar?

Porque tinha ELENCO, mas não tinha um super time, ou melhor, não tinha qualidade técnica acima da média nos 11 titulares.

Para 2010, onde todos concordam que precisa mudar isso, a diretoria indica que manterá a base de 2008, perdendo o inutil Hugo e o enjoado Borges, subindo garotos e trazendo jogadores, no mínimo, estranhos.

O SPFC se gaba aos 4 cantos de não usar jogadores problema, por mais qualificados que sejam. Trouxe André Luis e Leo Lima. Vai entender…

Pegou de volta o Paraiba, sendo que até outro dia era discurso comum que no SPFC não cabia jogador sem muita ambição, já em fim de carreira, etc. Paraiba, que pra mim é um jogador nota 6 com fama de 8, volta pro clube que o projetou. E sabe-se la o que esperar.

Ele é habilidoso, sem duvida. Mas é burrinho que dói com a bola nos pés. E eu odeio jogador que corre e não pensa. Mas, enfim…

O elenco é fortissimo. O mais forte do pais, de novo.

O time, nem tanto.

Tem um goleiro de altissimo nivel, mas caminhando pro fim de carreira. Dois zagueiros acima da média, um monte de ponto de interrogação no banco.

Um lateral direito que ninguém sabe o que pode jogar, um esquerdo que ainda não brilhou.

Um time de volantes respeitavel, com Arouca, Hernanes, Richarlyson e Jean.

Um time de meias previsiveis. E com promessas que ninguem sabe o que vai dar.

Um ataque que causou reclamações em 2009, mantido para 2010.

E um treinador que não é nada especial, apenas cumpre o basicão.

Favorito a Libertadores? Pela camisa e pela falta de River, Boca e LDU, sim. Um deles.

Pelo time, eu não me animo muito.

Me animo, porem, com a ideia.

Juvenal diz internamente que quer trocar este time todo durante o ano. Que cansou.

E se já se livrou de 2 reservas chorões, deve se livrar também dos eternos encostados. Bosco, Aislan, Sergio Mota, entre outros.

Miranda e Hernanes ficaram de sair, o SP vetou achando que os dois valiam 2x mais do que o mercado indica. Agora ficam, porque querem a Copa. Bom pra eles, pessimo pro SP que anda sem grana em caixa.

Mas, como eu dizia, existe um lado bom. E tambem outro incoerente.

O bom é que os times formados em 2004, 90 e 85 também não eram cheios de conhecidos. Eram de garotos, com desconhecidos até dar liga. E pode dar. Mas, requer paciencia.

O lado incoerente é a torcida cobrar reforços achando que o time está “meio fraco” sendo que este é o tal super time campeão de 2008, com reforços. Ou seja, resultado no futebol não diz tudo.

O SPFC 2010 será, sem duvida, um time interessante de se observar. Mantém o pragmatismo que irrita e deixa competitivo ou vai pra cima e corre riscos em troca de algo maior?

Como sempre, acho que o elenco é forte, o time é bom, mas… falta “o cara”.

Aguardemos.

abs,
RicaPerrone