Home » + Chamada » O raio-X de um time

O raio-X de um time

Flamengo e Corinthians tem times bem diferentes, lutam por coisas diferentes e ainda não tiveram como confrontar hoje os “ex-novos” jogadores que trocaram de time.

Aliás, acordo bem estúpido, diga-se.

A Opta tem o melhor sistema de estatísticas do mundo e o blog tem exclusividade em poder mostrar algumas dessas estatísticas no Brasil. A que mais gosto é a de “posicionamento médio”. Ela calcula onde o jogador atuou de fato na partida e te dá uma formação tática.

Nela você sempre tem algo mais pra lá, pra cá, depende do jogo, de alguns lances específicos. Mas são raríssimos os times que conseguem reproduzir neste gráfico algo muito parecido com o desenho pré-jogo.

Veja a do Flamengo por exemplo.

Claro que por agredir e ter a bola em casa os laterais aparecem mais a frente. Mas num geral, o Canteros não devia ser o meia armador. São dois volantes presos, um improvisado na armação. Temos um time? Temos. Mas é um time pra se interpretar.

Agora olha o gráfico do Corinthians de hoje…

É um desenho tático quase simétrico! Um esquema formado, pronto, incontestável, fácil de desvendar mas bem dificil de anular.

Os 3×0 talvez não tenham uma explicação apenas tática. Mas a diferença entre ter um time muito bem treinado e um time em formação é simples.

E se não entender, dessa vez ta desenhado na tela.

abs,
RicaPerrone

Comentários