Home » Futebol » Clubes » Corinthians » Menos, Ronaldo…

Menos, Ronaldo…

gre97Ronaldo disse que as pesquisas estão enganadas. Que a torcida do Corinthians é maior que a do Flamengo. Realmente, estão. Existem dados bem razoaveis de pesquisa para contestarmos algumas coisas. Mas não o que ele contestou.

A torcida do Mengo é a maior, disparado. E a do Corinthians, se cabe duvida, é em relação a do SPFC, que apesar de ser uma torcida diferente e altamente volúvel, cresceu demais.

Os números que dizem por ai são meio tortos.

A última pesquisa, em 2008, deu um valor perto do que sempre foi dado pelas pesquisas. Logo, não há grande motivo pra chororô.

Ou, até há.

Afinal, o Corinthians fala em 30 milhões de torcedores. Se tem 12% de uma população de 185 milhões, isso dá 22 milhões, nào 30.

O Flamengo tem, segundo as pesquisas todas, algo entre 32 e 35 mihões.

O SPFC tem entre 13 e 16.

O Palmeiras entre 10 e 14, e por aí vai.

Ronaldo disse que os flamenguistas são maioria porque tem gente que torce pra dois times. E é verdade. É comum o cara ser Remo e Flamengo, até porque, todo mundo tem um time grande, mesmo quando torce por um pequeno de sua região.

O curioso é o Ronaldo achar que a torcida do Corinthians, que segundo pesquisa é muito grande no interior do SP e Paraná, é formada por torcedores do Corinthians exclusivamente e não Guaratingueta/Corinthians, Ponte/Corinthians, entre outros.

Obviamente que esse valor total se dá aos grandes em virtude dessa “segunda escolha”. Assim como se você for la e perguntar um time só pra cada e obrigar a responder o pequeno antes do grande, as torcidas de todos os grandes caem.

O Flamengo tem 30 e poucos milhões de torcedores, algo que o Corinthians não vai alcançar se voce tirar os Remos, Paysandus da vida. São mais de 10 milhões de diferença. Pra exemplificar, a diferenca entre Flamengo e Corinthians é a torcida inteira do Palmeiras ou do Vasco.

Ou seja, não condiz com a verdade insinuar que a do Corinthians possa ser maior.

As duas são gigantes, especiais, sem dúvida. Sou fã de ambas.

Mas, alhos são alhos, bugalhos são bugalhos.

abs,
RicaPerrone