Home » Futebol » Mais das cotas de tv

Mais das cotas de tv

Samsung-tv-para-ver-jogos-de-futebol-e1335186759395“Piorou!”.  “A Globo se deu bem”.  Frases comuns, feitas, repetidas sobre as novas cotas de TV do futebol brasileiro.  Mas, insisto, mesmo discordando da fórmula de divisão da grana, não dá pra dizer que as coisas pioraram.

A diferença de Fla e Corinthians aumentou pros demais. Mas como as negociações são individuais hoje (e eu discordo que sejam mas não ha entidade alguma pra mudar isso hoje), não dá pra condenar o pagador e menos ainda os que conseguiram um bom negócio, elevando por tabela o valor de todos.

Acha que mudou pouca coisa a quebra do clube dos 13? Então segura esse dado e ainda considere: Não está no valor o ppv…

Isso, num geral, te parece um negócio que beneficia a Globo?  Um aumento de 450 % no valor do futebol que vai pras mãos dos clubes é mesmo algo que deve ser colocado como ruim pro futebol?

Ah mas o Flamengo ganha 170 e o meu 60! Concordo. Mas é individual. Você pode não aceitar os 60.  Se o mercado lhe der 200, aceite! Mas se nenhuma outra emissora te dá mais de 60, chama-se mercado. E infelizmente enquanto individuais as cotas, assim será.

Queria eu ver uma empresa comprar os direitos de organizar o Brasileirão e assim dividir o 1 bilhão da Globo entre os clubes por resultado também.  Mas não existe essa empresa. E só não existe porque seu clube, seja ele qual for, não quer se sentar com os outros por um futebol melhor.

É fácil vir aqui e dizer que “a Globo fodeu tudo”, quando na verdade ela passou a pagar 450% mais caro pelo mesmo produto e aumentou muito a receita do seu clube. Ela, empresa, quer lucro. E se puder dar 10 reais pelo direito do seu time, dará. A idéia de que tem que ser mais para melhorar o nível do seu time parte do seu time, não dela.

Até porque, sabemos, 100 milhões nas mãos de um clube brasileiro não significa nem mesmo os salários em dia. Podem sumir por ai sem ninguém saber pra onde foi.

O formato é ruim, mas hoje é impossível de discutir uma mudança. Simplesmente, por mais que não queiram entender, porque não há NADA acima dos clubes para unificar interesses em pró do futebol brasileiro. Nem mesmo a CBF, já que ela não negocia isso.

Vendam o Brasileirão pra uma MLS da vida. OS clubes não podem ser vendidos, o campeonato pode.

Mas não me diga que a Globo “se deu bem” com o fim do clube dos 13, pois ela foi a que pagou mais caro por isso. É número.

Ah mas ela quer Fla e Corinthians sozinhos na liderança! Não! Ela não tem interesse num campeonato desequilibrado! Ela é, aliás, a única parte COMERCIAL de fato interessada no espetáculo nesse bolo todo.

No Brasil fazer da Globo a vilã é um mantra. Vazio, cego, mas tão seguido quanto os religiosos espalhados pelo mundo.

Não saiu como eu queria? A culpa é da Globo.

abs,
RicaPerrone

Comentários