Home » Diversos » FIFA 11 x PES 11

FIFA 11 x PES 11

Enfim, joguei os 2 na versão final. E pra não ser injusto joguei muitas vezes, até chegar a algumas conclusões. A principal delas é que a Konami chamou o Muricy pra fazer o jogo e a EA Sports chamou o Telê através de mesa branca. Isso já responde muita coisa.

Os dois são bons? Ótimos! Tem “o melhor”?  Depende de você,  não há uma regra.

Vou tentar colocar a coisa de um jeito simples e bem popular.

Fui nas comunidades de orkut ler o que o povo achava, pra procurar detalhes e reclamações sobre ambos. Me deparei com uma cambada de “malhação” fazendo juras de amor ao jogo preferido, mesmo que ele esteja uma merda. Outros faziam cartas de desabafo, reclamando, enfim… puta viadagem!

Fora isso é irritante a briguinha. Quem joga FIFA acha o PES um lixo e vice-versa, e isso é besteira. O jogo paga salário pra vocês? Virou time de futebol pra você “torcer” por ele agora? Fala sério…

Pra mim a coisa é simples. O PES é melhor que o FIFA em absolutamente tudo, menos uma coisa: A jogabilidade. E aí, meu chapa, a coisa fica feia porque é o que mais importa no game.

O menu é muito melhor, a navegação é humilhante, a Master League é melhor, o modo carreira, o modo edição, tudo! Mas, quando você mete os 2 em campo nota uma diferença brutal, e ela nem quer dizer que um seja “melhor” que o outro, mas são bem diferentes.

No FIFA todo mundo tem a mobilidade do Messi. No PES, todos se mexem como o Cleber Santana. Nem pra um, nem pra outro. Mas é óbvio que é mais gostoso jogar com Messi do que com Cleber Santana.

O Fifa é mais solto, você tem mais liberdade e uma quantidade de dribles enormes. Os lances são irreais? Sim, são. Ninguém no futebol dribla e corta pra lá e pra cá como no FIFA. Mas também não são lerdos e robóticos como o PES.

Na partida em si, o PES é uma simulação do futebol atual. Truncado, duro, chato e com uma jogada quase padrão: Ir a linha de fundo. Ali é o caminho, pois o tempo todo tem 10 marcando você.

O FIFA dá liberade até o meio de campo, depois começa a pegar. É mais gostoso de jogar, bem mais. Porém, não é o que você vê na tv se for comparar com um jogo real.  Nem 5% dos jogadores tem a mobilidade dos caras do FIFA, é um video game, é divertido, é realista a movimentação, mas a forma de jogar nem tanto.

Entre o futebol que gostariamos de ver com o que vemos, é natural que o FIFA leve vantagem.  Quem, jogando video game, não quer meter uma embaixadinha na cara do adversário?

O FIFA capricha nas firulas, e é disso que a molecada gosta. Se for pra jogar como Muricy, nego não vai comprar video game.

Jogar contra o computador (ps3 ou xbox)? O Fifa é mais dificil, bem mais. O PES não te pressiona, só te contra-ataca. O FIFA você toma até olé se vacilar.

OS gráficos do PES são melhores. Mas, a jogabilidade não ajuda. É mais legar ver o replay do que jogar.

Por outro lado, que também pesa, as opções táticas do FIFA beiram o ridículo. Você não muda nada, e quando muda ele não obedece. Não existe tática nisso. É um joguinho nessa parte. O PES baila neste sentido, pois você manda em tudo e o cara faz o que você mandar, com um menu de navegação que humilha os criadores do FIFA.

A demora pra carrergar o jogo também é melhor do PES, bem mais rápido.

Aí vem a discussão dos “times brasileiros”. E essa é engraçada.

Que adianta o FIFA ter os times daqui com camisa e tal se não sabem nem quem são os jogadores? Adianta? Dá pra jogar com um time daqui naquele jogo? São todos pernas de pau, é horrível! Fizeram nas coxas, como sempre.

O PES não tem, e os que tem (Libertadores 2010) até que são mais bem feitos. Mas também não é grande coisa. A unica diferença é que o FIFA tem 400 times, o PES tem 200. Só que você vai usar os mesmos 30, então… é igual Tv a cabo. 400 canais, e você na Globo todo dia. Grande porcaria…

Se desse pra juntar o gráfico do PES, a jogabilidade do FIFA e o menu do PES teriamos um jogo incrível!

Mas não dá. E aí você escolhe: Se está mais preocupado com o quanto é divertido o jogo nos 90 minutos, ou se quer mexer, editar, inventar e usar mais o lado tático. É absolutamente pessoal, e não há verdade absoluta sobre qual melhor, tanto que as vendas ainda são divididas por aí.

Você me perguntaria: Vai jogar qual?

Eu tenho os dois e serei bem prático. O FIFA é mais legal pra jogar. Só que pra quem joga sozinho, o PES do PC te dá a chance de ir atualizando todo dia camisa, uniforme, etc. O FIFA eu tenho no PS3, que me prende a jogar aqueles elencos toscos deles pros brasileiros.

Gosto de jogar com times  daqui, o que me faz imaginar que quando sair um patch legal com o Brasileirão eu tenho tendência a ir pro PES. Até porque o PES no PC é melhor que o FIFA mesmo. E também porque eu jogo PES bem melhor do que eu jogo Fifa…. rs

Sem isso, ou seja, com os jogos originais no ps3, o Fifa é melhor e mais divertido.

Agora, se alguém me ensinar a atualizar o FIFA pro PS3, ai  a coisa fica ruim pro PES.

Outra última questão, antes que eu esqueça: O FIFA é todo em ingles (versão americana), o que é ridículo. Tem que ter portugues, e eles desprezam a gente completamente. O PES tem portugues e ainda narração do Silvio Luis e Mauro Betting.

FIFA é o jogo divertido dentro do campo. O PES tem todo o resto, e perde com a bola rolando.

Escolhe aí!

PS – Se voce nao jogou o PES 11, não avalie porque o jogo mudou bastante do que era. Já o FIFA, com leves melhorias, é basicamente o Copa com camisa de times.

ATUALIZANDO: Caros, após postar tudo isso eu coloquei o PES na velocidade +2 pra ver o que mudava. É impressionante!!!! O jogo se torna outro! Façam e depois me digam se estou delirando….

abs,
RicaPerrone