Home » Futebol » Feito pra você

Feito pra você

O Brasileirão se desenrola, as rodadas finais vão chegando, os líderes são quase sempre os mesmos e os que vem logo atrás idem. Poucos notaram que, desta vez, faltando 7 jogos, um dos clubes que briga pelo caneco tem uma possibilidade “a mais” que outros tantos não terão.

O focado no Mundial Inter poderia repensar sua meta. Afinal, é melhor ter um brasileirão na mão do que 1 mundial voando, né?

Podemos usar essa tabela aqui para entender melhor o que eu vou dizer. Sei que ela causa o entendimento de muitos e uma interrogação em outros tantos. Mas com alguma atenção na leitura, tendo feito o primeiro grau, acho que a maioria pega.

São 21 pontos em disputa. O Inter está a 6 pontos dos líderes.

Dos 7 restantes, o Fluminense joga 4 partidas sem ser o favorito.

Das 7 restantes, o Botafogo joga 2 nessa situação, sendo que um dos jogos “como favorito” é exatamente contra o Inter, em casa.

Dos 7 restantes, o Corinthians é favorito em 3 situações. Tem clássico, tem jogo duro fora de casa.

Dos 7 restantes, o Santos não é favorito em 3. Mas um deles é o Inter no Beira-Rio.

Dos 7 restantes, Cruzeiro também tem 3 jogos onde não pode se considerar “favorito”.

E quando digo “favorito”, meus caros, não me refiro a minha analise pessoal de qual time é melhor ontem ou semana passada. Me refiro ao básico fato de que, entre os 12 grandes, qualquer jogo em casa ele é favorito, seja contra quem for. E contra médios e pequenos, favoritos quase sempre mesmo fora.

Há uma lógica nessa tabela, não muito dificil de perceber qual é.

Faltam 7 pro Inter também. E ao contrário dos outros, ele joga 6 com totais condições de vencer. O que joga sem ser favorito é o Botafogo no Rio, que é um confronto direto.

O Inter tem pela frente Santos e Flu em casa. Pode, em confronto direto, resolver 2 problemas de uma vez.

Na sequência pega o Atlético GO fora, onde ainda assim é favorito.

Pega o Avaí em casa, que dispensa argumentos, e depois encara seu único jogo sem “favoritismo”.

Encerra com o Vitória em casa e o Prudente, que já estará rebaixado, fora.

Quem dos seus adversários tem uma tabela dessas?

O Inter tem nas mãos uma oportunidade de levar a sério os jogos restantes e ir pro Mundial campeão Brasileiro. Não olhe a tabela pelos pontos somente, é um erro. Olhe pelo que tem hoje e pelo que vem pela frente. Você ter 5 pontos na frente e 4 clássicos contra outro que tem 4 jogos moleza não confirma sua vantagem.

O campeonato tem que ser analisado pelos pontos que você tem e os que DEVERIA TER. Se nas 10 primeiras rodadas pegar todos os grandes em casa e os pequenos fora, você tende a sair mais forte. Mas, tem volta no returno.

E é essa “volta” que o Inter poderá curtir agora se focar no Brasileirão.

Algo me diz que não acontecerá. Que os jogadores não vão meter o pé em dividida pensando na chance de suas vidas de aparecer na decisão do Mundial. Eu confesso, também o faria. É involuntário.

Mas será que não é melhor tentar ser campeão brasileiro do que correr o risco de ir ao mundial e voltar sem nada?

Eu, sinceramente, arriscaria levar o Brasileirão.

A tabela seduz o Inter a isso.

abs,
RicaPerrone