Home » Entrevistas » Fala, presidente!

Fala, presidente!

Flamengo-eduardo-bandeira-de-melo-presidente-640x480-vipcomm

Já passava das 18h quando o presidente me chamou na sala dele. Subi acompanhado do Tiago Cordeiro, que trabalha no marketing do clube. Lá, fui recebido pelo presidente e seu diretor de comunicação, ambos muito simpáticos.

Disse ser meu leitor e até ouvir os podcasts que fazia com o Arthur, do Urublog. Fiquei feliz, claro.

Eduardo é o presidente que todo jornalista odeia entrevistar, mas que um Flamengo precisa ter.  Lá, onde o céu e o inferno são tão próximos, nada melhor do que um político inteligente de poucas polêmicas para não alimentar a mídia mais maldosa.

Educado, gentil, mas bastante “liso” nas respostas, não fugiu de nenhuma pergunta. Também não fez qualquer grande revelação ou criou uma frase de efeito. Eduardo é um inimigo de “boas manchetes”, mas eu fui lá entrevistá-lo, não criar uma polêmica.

Assim, transcrevi os principais trechos dos principais assuntos que conversamos por 1 hora na sala da presidência do Flamengo. O áudio é longo e não ficou muito bom, acredito que a maioria terá mais facilidade em ler o resumo do que ouvir quase 1 hora de papo. Então, aqui os principais pontos que conversamos.

 

O novo Maracanã
“Gostei. Ja tinha estado la. Foi a quarta vez que fui. Amistoso, Inglaterra, México e Itália e a final. Estou na turma dos saudosistas e dos insatisfeitos. Ficou muito bonito, mas realmente não é mais aquele Maracanã”.

Expectativa na nova diretoria
“Acho que não atrapalha o excesso de expectativa. Ficamos muito felizes de ter uma boa expectativa da maioria da massa rubro-negra. Mas me impressiona muito o grau de compreensão da torcida do Flamengo. Nas ruas as pessoas entendem e me dizem saber ser um momento de resgate da credibilidade do clube, etc”.

Impostos e dívidas
“hoje em dia o Flamengo paga 7 milhões de reais por mês em impostos. 5 são atrasados, impostos do passado que não pagaram. No final de 2012 o Flamengo devia 750 milhões de reais. Não é fácil quitar isso”

6 meses de Flamengo
“A situação era muito pior do que nós imaginávamos. Cada dia uma surpresa nova. Nestes 6 meses tivemos várias surpresas desagradáveis. Imaginamos que estivesse preta a coisa, mas nem tanto. Esperávamos ter algum recurso para reforçar o time. Mas quando entrou o dinheiro da Adidas descobrimos que a coisa era muito pior. E comprometemos este dinheiro com atrasados. Pensamos em contratar um jogador pra deixar a torcida feliz. Mas descobrimos que o timemania não estava sendo pago. Devíamos quase 9 milhões, pegamos o valor da primeira parcela da Adidas e foi tudo no Timemania.”

Responsabilidade dos dirigentes
“Eu acho que ao começar o Brasileirão os 20 clubes tinham que apresentar as certidões negativas. Quem não tem cai pra segunda divisão. Hoje o Flamengo jogaria o campeonato”.

Rivais
“Por enquanto a nossa relação com os presidentes de clube tem sido a melhor possível. Não temos um desafeto. Pelo contrário”

flamengo_futebolamericano_div-5.jpg_95Futebol Americano x Esportes olímpicos
“O futebol americano é um projeto auto-financiável. O Flamengo não gasta nada com isso. No caso dos esportes olímpicos encontramos o clube com um déficit de 17 milhões por ano. Sangrava 17 milhões do futebol por ano. E isso não podia continuar. Então fizemos cortes dramáticos na natação, e em alguns “medalhões”. É um projeto de ajuste fiscal para zerar este debito. Não deixamos de investir nos esportes Olímpicos. Continuamos investindo na base e contratamos os melhores dirigentes para gerenciar isso. Ao final da nossa gestão os Esportes Olímpicos vao se pagar e ter resultados muito melhores”

Basquete
“Estamos negociando uma parceria para buscar essa arena. Mas é um projeto, uma conversa. Quem sabe uma arena pra shows, jogos menores, outros esportes, enfim. Não posso prometer nada. Mas está sendo planejado”

“Queremos jogar no Maracanã. O Maracanã sempre foi a casa do Flamengo”

Maracanã ou estádio próprio
“Queremos jogar no Maracanã. O Maracanã sempre foi a casa do Flamengo. Nossa prioridade é o Maracanã. Se não for possível, temos que partir pra outro estádio. Toda negociação tem seu lado mais duro, essa não é diferente. Tenho certeza que é possível ser bom para o consorcio e para o clube. Aqui só tem fera, gente bem sucedida. Todo mundo sabe analisar projeto. Temos certeza que é possível chegar a uma solução para ambos”

Boicote ao consórcio
“O que queremos é chegar a um bom termo com este consorcio. Nao ha um conflito. Se este sair vamos ter que negociar com outro. Tenho confiança que vamos chegar a um acordo”

Engenhão
“Força maior. O Botafogo não tem culpa. Nem cabe falar em indenização. Usaríamos o Engenhão enquanto não fecharmos com o Maracanã. Não temos o Engenhão, os outros estádios do Rio não comportam a torcida do Flamengo. Então buscamos outras opções pelo país por enquanto”.

Transparência
“Foi publicado o balanço de 2012 e o primeiro trimestre de 2013 no site. Nossa idéia é ter a transparência como uma das principais vertentes da nossa administração. Mas tem alguns tipos de informação que entendemos ser tratada de forma reservada. Por exemplo o salário de jogador.”

Sócio Torcedor
“O grande beneficio do ST é ter um time forte. Sempre fui torcedor. Se me perguntassem o que eu queria: Ter desconto, concorrer a um carro ou que o Flamengo ganhe? 99,9% diria que quer que o Flamengo ganhe. Todo dinheiro do ST será aplicada no time. Este é o beneficio. Claro que vamos procurar fazer sempre promoções. Mas o principal é o time mais forte”.

Foto do Zico na sala da presidencia
“No tempo da Patricia tinha uma foto do Obama com a camisa do Flamengo, quando ele veio ao Rio. Acho otimo, foi um momento importante. Mas quando eu vim coloquei a foto do Zico que é o chefe dessa nação”

Ex-Presidentes
“Tenho relação harmoniosa com eles todos. Falo com o Márcio Braga sempre, ele liga, da conselhos. O Delair é presidente do conselho, então está sempre em contato conosco. Ninguém exigiu participar da nossa administração, e nenhum deles participa. A relação é boa com todos os ex presidentes”.

Reforços
“O dinheiro tá curto, todo mundo sabe. Pra reforçar tem que ser com criatividade, como fizemos até agora. Estamos atrás de alguns jogadores, mas não é nada contra o blog do Rica. Se tivesse alguma coisa eu contaria. É que não tem nada mesmo de concreto pra te revelar. Toda vez que o Wallim me liga eu acho que ele vai me dizer o nome de um reforço. Sei que tem algumas negociações mas nenhuma delas estão na cara do gol. Mas acontece de um dia pra outro essas coisas”.

“Desculpem os fãs do Ibra, Fred… mas nenhum chega aos pés do Adriano em forma!”

Julio Cesar
“Apesar de eu ter a maior admiração pelo Julio César, acho que estamos bem servidos de goleiro. Sou fã do Julio, muito agradecido pelo tempo de Flamengo, por ele se declarar rubro-negro. Mas nessa posição já temos um ótimo goleiro. Não é uma posição carente”

Adriano
“Sou extremamente grato ao que o Adriano fez pelo Flamengo. Eu teria a maior alegria se pudesse traze-lo de volta pro Flamengo. Mas em condições de produzir. Hoje a questão não se limita a colocar pra treinar. Ele tem questões que precisam ser resolvidas, que eu gostaria que fossem, antes dele entrar em forma. Acho uma pessoa do bem, acho que o que falam dele é mentira. Ele tem um problema que pode acontecer na família de qualquer um. Tratando este problema de saúde e cuidando da forma física, me desculpem os fãs do Ibra, do Fred… nenhum deles chega aos pés do Adriano em forma. Se ele quiser, sabe que pode contar com o Flamengo”

Renato Abreu
“Uma questão decidida pelo DEp. de Futebol. Nada pessoal contra o Renato, tem uma história no clube, é o maior cobrador de falta do Brasil hoje. Mas por razoes que so dizem respeito ao Dep. de futebol, decidimos que não deveriamos continuar com ele. Não deixaremos de pagar 1 centavo do que devemos a ele”

Leo Moura
“O Dep. de Futebol entende que a continuidade dele é positiva. Vai continuar e fará 10 anos de Flamengo em 2014. Faz parte da nossa história e temos todo interesse em mante-lo”

image (1)Sheik
“Acho que é uma situação dificil. Não tem a menor condição de prometer nada. Ele está sempre na agenda do Flamengo. Mas é jogador do Corinthians e respeitamos. Se tivesse alguma coisa eu te diria”.

CT
“Estamos na expectativa de conseguir recursos da prefeitura. O Eduardo Paes prometeu nos dar uma ajuda pra terminar a parte profissional do CT. Estamos ai na expectativa. O CT quando ficar pronto não ficará devendo a nenhum no mundo. O CT é um problema de fluxo de caixa, não de custo beneficio. Não temos um prazo pra dar. É prioridade. Mas precisamos levantar os recursos pra isso”

Como torcedor, satisfeito com este time atual?
“Acho que se analisarmos o jogo de sábado por exemplo, contra o Sao Paulo, apesar de termos jogado mal, conseguimos ganhar do São Paulo. Mas é claro que sabemos que esse time tem que melhorar muito. Mas ele pode melhorar. Tem potencial pra melhorar muito com o Mano, independente de reforços. Sei que Pelaipe e o Mano estão trabalhando muito em ter um bom ambiente, que é importante. Acho que vamos conseguir um desempenho muito bom ainda neste campeonato brasileiro e na copa do brasil. Sabemos que tem muita coisa a melhorar, mas sabemos que o trabalho que está sendo feito pode levar a esta melhora”

Obrigado ao presidente e ao Flamengo pela receptividade.

abs,
RicaPerrone