Home » Futebol » Fala, Portuga!

Fala, Portuga!

Tenho alguns leitores internacionais. Entre eles, um portugues muito do simpático que sempre interage comigo via e-mail e twitter.  Numa dessas trocas de mensagem o convidei para escrever um texto falando o que quisesse sobre o futebol brasileiro, como é visto por lá, o que ele acha, etc.

E o nosso irmão Silvio Sousa topou! Aí está, direto de Portugal.

—————————————–

Brasil, magia do futebol!

Tudo começou no Mundial de 1994 (tinha 12 anos), o meu encanto pela selecção brasileira. Estava eu sentado no sofá, na minha sala, quando vejo pela primeira vez o numero 7 e 11 mais fantásticos de sempre do futebol brasileiro. Romário e Bebeto

Ainda hoje, acho que nunca houve uma dupla de ataque como aquela.

Combinavam entre si de olhos fechados… Magia pura!

Bebeto fez uma carreira aceitável no mundo futebol, mas Romário foi REI.

Sempre irreverente, imprevisível, maluco…mas GENIAL!!! Desde 1994, o Brasil ganhou mais um adepto em Portugal (provavelmente ganhou milhões no mundo inteiro…) isso à custa do “baixinho” mais fenomenal, que já existiu na história do futebol mundial.

Depois desse mundial, passei a seguir o Brasil, com mais interesse, para ver quando iria aparecer mais um craque. Apareceram muitos, Ronaldo “Fenómeno”, Kaka, Roberto Carlos, Adriano mas nenhum ao nível do… RONALDINHO GAÚCHO (esse mesmo que hoje se anda arrastar pelos relvados brasileiros…). Para mim foi o melhor jogador brasileiro que já vi jogar (nunca vi o Pele). Ele basicamente ganhava jogos sozinho!

Tinha fantasia, imprevisibilidade, rapidez, técnica e samba!!!!!!! Tudo junto, em 1 só jogador… Incrível… Devia ter uma estátua na Catalunha, pelo que fez em Espanha.

Mas como nem tudo é perfeito, era um profissional muito fraco!!! Aqui na Europa, viam que ele nunca iria fazer uma carreira longa nos grandes palcos do futebol, porque sempre foi mau profissional, mas ninguém conteste as qualidades dele. Nunca houve, nem provavelmente voltará a haver, um jogador assim (para terem noção eu sou adepto do Real Madrid e para dizer isto, é porque era mesmo muito bom!)

Em relação aos clubes brasileiros, falar no campeonato brasileiro em Portugal é sinónimo de falar do Flamengo. É sem duvida alguma a equipa mais conhecida aqui na Europa (apesar do Corinthians e São Paulo ser também falados), não por ser a melhor, mas sim porque associam sempre o Maracana ao Flamengo e também a camisola vermelha e preta do inconfundível Zico! Apesar de ser um campeonato muito pouco seguido pelos portugueses e pouco falado nos jornais, eu sigo com alguma atenção o “Brasileirão”. Eu sou adepto a 200% do Corinthians (muito parecido com a minha equipa em Portugal, F.C.Porto) e acho que neste momento é a melhor equipa do Brasil. Aqui passa muito a ideia que as equipas de São Paulo são mais organizadas do que as do Rio De Janeiro. Ou seja, fazem tudo com a máxima discrição e organização, ao contrário do mítico Flamengo ou Vasco Da Gama (Fluminense acho que é o único que é um pouco organizado…). Ao falar do Brasil e do campeonato brasileiro terei, como é óbvio, de falar em Neymar, um dos “Meninos da Vila” do Santos… A maior promessa do futebol mundial. Acho que os brasileiros exercem muita pressão em cima de um menino de 20 anos e com isso podem vir a destruir um jogador que pode entrar na história do futebol mundial (atenção que ele ainda não está no TOP 5 do Mundo). Espero que não e que ele venha a tornar-se o melhor do mundo. Desculpem a minha frontalidade mas acho muito difícil ele vir a ser o melhor do Mundo, jogando no campeonato Brasileiro. Tenho essa tese em virtude dos melhores jogadores do Mundo não jogarem aí e fica muito, mas muito, difícil ele ser o número um mundial. Mas impossível não é…

Vou continuar aqui em Portugal sempre atento aos clubes brasileiros e à selecção brasileira… E obrigado Romário e Ronaldinho Gaúcho… A minha vida não seria igual se não vos tivesse visto a jogar…

 

 

 

 

Sílvio Sousa, muito orgulhoso, simpático e inteligente. Ama a família e a namorada e adora uma boa discussão sobre futebol(melhor desporto do mundo)
https://twitter.com/silvio_82