Home » Futebol » Eu não tenho pena da Portuguesa

Eu não tenho pena da Portuguesa

De todos os sentimentos que existem, a “pena” é o que menos gosto de sentir. E a que mais odeio que sintam de mim.  A Portuguesa foi rebaixada a série C, fala até em fechar o futebol, e isso causa comoção.

Também sinto muito. Mas pena, não tenho.

Afinal de contas, meus caros, com o crescimento do futebol e a elevação brutal dos valores no Brasil, não há mais time “meio grande”. Ou você tem uma torcida enorme que valha a pena te colocar em evidência, ou você esta fora.

A Lusa está fora.

Ela está na mesma situação de outros vários “meio grandes” que não conseguem mais encontrar o “médio”.  Sobraram os que tem grana, patrocinio e tv, e os que não tem quase nada.

Quando em 2013 a Lusa cometeu aquele erro e escalou um jogador irregular, muitos se posicionaram a favor de descumprirem a lei pra não “prejudicar a Lusinha”.  Olha, torcedor, eu tenho que relevar seu sentimento mais eufórico, mas isso se chama “pena”.  Pois se fossem pontos do Corinthians todo mundo diria que “tem que punir mesmo e regra é regra”.

Mas você é coitadinha.  A que sempre é roubada, a vítima por vocação.  E então, sentimos pena.

Eu tenho tanto respeito pela Portuguesa que não sinto pena. Ao contrário, acho que ela tinha que ser punida e que o responsável, o então presidente, afastado pelo clube. Mas não.  Ficou tudo bem internamente, o que caracteriza uma aceitação incomum.

Aí vem as teorias: “Alguem comprou a Lusa pra escalar o cara!”.

Ok, vamos supor que sim.  E neste caso, qual o problema dela ser punida e ainda ir pra série C, lugar que aliás, se ela de fato tivesse vendido algo em 2013, deveria estar desde então como punição?

Qual o cenário em que a Lusa é vitima? Porque eu devo sentir pena de um clube médio que foi se apequenando até praticamente não figurar mais nas mesas de bar segunda-feira?

São dirigentes, é claro. Mas também são dirigentes que dão glorias as vezes e nem por isso desassociamos a coisa.

A Lusa vai a série C porque cometeu um erro grotesco em 2013, porque é mal administrada há décadas, porque não se coloca e não pensa como time médio. Tanto procura a mentalidade de série C que a encontrou. E não vou ser hipocrita pra te tratar como coitadinho, torcedor da Lusa.

Se fosse tão “injusta” a queda pra série B, o time teria subido com folgas e não caido ainda mais.

Se você se satisfaz com um bando de jornalistas que nunca falam no seu time se fazendo de “tristinhos” por você, é do mendigo aceitar ou não a esmola.

Eu quero ter raiva de uma Lusa que faz 7 no meu São Paulo, não pena de um clube que comete erros primários e segue em frente tentando achar que é vítima de alguma coisa que não dela mesma.

abs,
RicaPerrone

Comentários