Direitos de TV dos clubes

Segundo análise da consultora Crowe Horwath RCS, as receitas de TV representaram 28% da receita gerada pelo mercado brasileiro de clubes de futebol em 2009. A maioria dos grandes clubes aumentou sua receita em relação ao ano de 2008, graças ao novo acordo estipulado com as emissoras.

A soma considera todos os torneios que o clube disputou na temporada, seja ele nacional ou internacional.

O Flamengo é o clube que mais faturou com televisão em 2009 mesmo não tendo disputado a Libertadores. Porém, como a soma inclui o pay per view, o título Brasileiro deve ser o maior responsável pelo aumento considerável de 59%.

O Vasco, que disputou a série B em 2009, não teve seus dados computados entre os 12 grandes.

Por mera curiosidade, após os 12 maiores clubes do país o que mais faturou foi o Atlético Paranaense, com pouco mais da metade do valor do Botafogo, último no faturamento entre os grandes na temporada.

Os torneios acima selecionados representam o ano de 2009.

PS – Informa a Crowe Horwath RCS que os valores foram retirados do balanço dos próprios clubes, não das emissoras.

abs,
RicaPerrone