Home » Futebol » Campeonatos » Mundial de Clubes » Desafiantes e desafiados

Desafiantes e desafiados

Há uma cultura no Brasil de não entender a própria cultura. É cultural.

Praticamente todas as características que temos fingimos não ter e questionamos quando elas aparecem de forma negativa. Quando dá certo, porém, fingimos não entender.

O sulamericano de modo geral faz uso do emocional no futebol em doses cavalares. Historicamente nós não sabemos jogar nada como favoritos, mas sim como desafiantes.

Note que nossas grandes histórias de “superação” são infinitamente maiores do que as que eramos obrigados a vencer, fomos lá e vencemos. Simplesmente porque não sabemos lidar bem com a obrigação da vitória.  Temos algum prazer em buscá-la, mas não suportamos evitar perdê-la.

Os brasileiros que sofreram na semifinal do Mundial tiveram o mesmo problema que o San Lorenzo teve hoje. E essa vitória de 2×1, sofrida, quase ridícula, aumenta as possibilidades de título no sábado.

O Real Madrid é favorito. Com o jogo de hoje, ainda mais. E se tem algo que pode fazer um time sulamericano hoje vencer o Real Madrid é exatamente a condição de desafiado.

Eu não diria que aposto no San Lorenzo, até porque detestarei ver argentinos campeões. Mas eu diria que é tão certo que vai dar Real Madrid, mas tão certo, que assim como hoje, é bem capaz de dar “zebra”.

abs,
RicaPerrone

 

Comentários